Fique atento aos sinais reuniu milhares de pessoas em todo o Brasil

Iniciativa foi realizada pelo Grupo Calebe. Saiba como foi

Imagem de capa - Fique atento aos sinais reuniu milhares de pessoas em todo o Brasil

Recentemente, cerca de 23,8 mil voluntários do Grupo Calebe se reuniram em 26 Estados do País e no Distrito Federal para promover mais uma edição do evento Fique Atento aos Sinais. O objetivo da iniciativa foi conscientizar a todos sobre a existência da violência contra os idosos e, ao mesmo tempo, divulgar a ideia de não aceitá-la como algo normal.

Sobre o evento
A ação teve duração de dois dias e mais de 290 mil pessoas foram beneficiadas em todo o País. Cerca de 700 profissionais prestaram orientações aos idosos, como dezenas de advogados, psicólogos e assistentes sociais.

Além disso, foram entregues aproximadamente 93,2 mil exemplares do Estatuto do Idoso e folhetos que detalhavam quais são os direitos do idoso.

O Bispo Valter Pereira, responsável pelo trabalho evangelístico do Calebe em todo o País, explica que a ação visou alertar sobre a situação que é vivida por esta população hoje no Brasil: somente nos primeiros cinco meses de 2023, cerca de 282 mil violações de direitos, como violência física, psicológica, negligência e exploração financeira ou material, foram denunciadas ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

Vale ressaltar que essas denúncias equivalem a apenas uma pequena fração do número de crimes que são realmente cometidos. Segundo o Bispo Valter, o Fique Atento aos Sinais também assumiu a missão de levar as pessoas a quebrarem o silêncio e denunciarem todo e qualquer tipo de violência que têm sofrido: “viemos aqui para levar essa bandeira de defesa das pessoas idosas. Envelhecer é um direito de todos e todos devem envelhecer sendo respeitados”.

Quem ajudou
O advogado e voluntário Janderson Menezes (foto ao lado) esteve presente à ação realizada na Avenida Paulista, na capital de São Paulo. Ele destaca que, diversas vezes, presenciou idosos chegarem ao Calebe debilitados ou tristes porque sofreram algum tipo de abuso emocional e, em alguns casos, até violência física. “O Calebe está aqui para dar esse apoio físico e orientar quanto aos direitos que os idoso têm, para dar apoio emocional e, sobretudo, espiritual, ao tratar do interior deles. Estou aqui para ajudá-los, apoiá-los e sou um ponto de contato para que eles possam desabafar, conversar, trazer e receber alegria”, afirmou Janderson.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: cedidas