Manter-se fisicamente ativo ajuda a combater a ansiedade

Veja como o hábito de se mexer com regularidade auxilia a pôr um fim a este transtorno

Imagem de capa - Manter-se fisicamente ativo ajuda a combater a ansiedade

A lista dos benefícios que a pessoa que se mantém ativa fisicamente obtém é extensa, mas o que muitas ainda não sabem é que ela pode ser uma aliada no combate aos sintomas da ansiedade clínica. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Lund, na Suécia, e publicada no periódico Frontiers in Psychiatry, revelou que a falta de atividade física aumenta em 50% o risco de desenvolver ansiedade.

O estudo foi realizado na Suécia com 197.685 esquiadores, que foram acompanhados pelo período de 21 anos, de 1989 a 2010. O objetivo era entender se a participação em uma corrida anual de longa distância estava associada ao menor risco de desenvolver ansiedade nas décadas seguintes. Para isso, os dados de quem esquiou foram comparados aos registros de 197.684 suecos que não participaram da corrida. De modo geral, os fisicamente ativos tiveram um risco significativamente menor de sofrer com o problema, quando comparados com os que não esquiaram.

O trabalho se concentrou no esqui, mas os pesquisadores afirmam que qualquer tipo de atividade aeróbica pode ajudar a lidar com preocupações e medos excessivos. “Não é necessário participar de uma corrida de esqui cross-country de longa distância nos bosques nevados da Suécia para colher os frutos”, diz Tomas Deierborg, autor principal do estudo e diretor do departamento de medicina experimental da Universidade de Lund.

Estudos anteriores sobre exercício e humor sugerem que as atividades físicas não precisam ser extremas para que gerem bons resultados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática de 30 minutos de caminhada rápida ou de atividades semelhantes na maioria dos dias da semana é suficiente para “obter bons efeitos na sua saúde mental”, como lembra Deierborg.

Corpo e mente
Vale lembrar que dados do último grande mapeamento global de transtornos mentais realizado pela OMS revelaram que o Brasil é o País mais ansioso do mundo.

A educadora física Marina Soares, especialista na saúde de atletas de alta performance, destaca a importância das atividades físicas para a saúde e para o bem-estar: “praticá-las é essencial para ter uma vida saudável e equilibrada. Os benefícios abrangem diversos aspectos, incluindo a saúde cardiovascular, o controle de peso, a melhora da saúde mental, o fortalecimento muscular e ósseo, a prevenção de doenças crônicas e o aumento da energia. Portanto reserve um tempo para se exercitar regularmente e desfrute dos benefícios”.

Marina se detém um pouco mais em relação aos benefícios da prática regular do exercício físico para a saúde mental: “eles estimulam a liberação de endorfinas, substância química no cérebro que promove a sensação de bem-estar e alívio do estresse, reduz os sintomas de ansiedade e depressão, melhora a qualidade do sono e aumenta a autoestima”. Essas são apenas algumas das muitas vantagens que se manter ativo pode proporcionar.

Ela lembra ainda que a quantidade e o tipo de exercício variam de acordo com a condição física individual e recomenda que se busque orientação médica antes do início de qualquer programa de exercícios.

A ferramenta mais importante na busca da saúde
A movimentação aeróbica é uma importante ferramenta no combate à ansiedade, mas o antídoto mais poderoso para ficar longe de doenças é a fé. Manter uma vida espiritual saudável tem impacto positivo para vencer tanto a ansiedade quanto a depressão.

A ansiedade é uma mistura de frustração com o passado e preocupação ou medo com o que pode acontecer no futuro. Esse sentimento paralisa alguns e leva outros a se precipitar, mas, independentemente da reação da pessoa, os resultados serão sempre negativos.

Já o contrário da ansiedade é a calma, a tranquilidade e a certeza de que tudo dará certo, ou seja, o oposto da ansiedade é a Fé. É claro que essa fé só funciona quando é colocada em prática de maneira inteligente, depositada em quem tem o controle de tudo e que é o provedor e o socorro presente: Deus.

O apóstolo Paulo, guiado pelo Espírito Santo, orientou: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4.6).

Experimente seguir esse conselho e, em oração, fale para Deus tudo o que está preocupando você. Apresente as questões que o deixam ansioso, as entregue a Deus e confie. Feito isso, perceba em seu íntimo a confirmação de que Ele vai cuidar de você e tenha paz. Esta é a base da fé que vence toda ansiedade.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Geber86/getty images, FatCamera/getty images, Halfpoint/getty images