thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

VOCÊ É UMA CÓPIA, MAS GOSTA DE PENSAR QUE É ORIGINAL

Já pensou que todos acabam copiando o seu próximo? Essa é uma característica da natureza humana, sempre imitaremos as pessoas que observamos. A questão é: para onde você está olhando?

O ser humano é uma criatura de imitação. Nós temos a facilidade, a tendência e, às vezes, até a necessidade inconsciente de copiar o que vemos ao nosso redor.

É por isso que existe a moda. Alguém define, por exemplo, que, agora, a moda é usar roupa rasgada, abaixo da cintura. E se você não andar assim, você está ultrapassado. Então, as massas vão às lojas e compram roupas que há alguns anos atrás eram roupas de pessoas em situação de rua. Hoje, é roupa de celebridades.

Não adianta você dizer: “eu sou único, eu não imito ninguém”. Porque, querendo ou não, você vai copiar alguém. Você está programado para isso na natureza. Já que você tem que olhar para algum lugar, você tem que escolher para onde olhar, pois você vai acabar chegando lá, então, por que não olhar para o bem? Então, se você fica admirando, seguindo, pessoas que não são os melhores exemplos, você vai acabar do jeito delas.

Nós vemos na história de Gideão: “Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à Minha voz” (Juízes 6:10).

A ordem de Deus era para expulsar os amorreus dali, pois eles eram contra o que Deus estava propondo para Israel. Mas eles não fizeram isso e acabaram influenciados pelos amorreus e adotaram o culto aos deuses pagãos daquele povo. Deus falou e o povo não ouviu, mas os amorreus falaram e o povo ouviu. Você vê como as pessoas são influenciáveis?

É claro que o nosso Deus é invisível e os deuses dos amorreus eram de pau e pedra. Então, de forma humana, aquilo era mais atraente, porque as pessoas podiam manusear. As pessoas querem sentir. Os cultos procuram atrair as pessoas com algo que tenha apelo ao emocional humano.

É triste que as pessoas deem mais ouvido para a moda deste mundo do que ao que Deus diz. E, por isso, como nos tempos de Gideão, o povo geme.

Acompanhe a mensagem completa do no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso