Consciência fria

Imagem de capa - Consciência fria

Deus deu para o ser humano uma consciência que o guia em certos assuntos da vida de uma maneira universal. Por exemplo, para todos os povos e culturas é errado matar e há alguma coisa dentro de nós que diz: “é errado tirar a vida de uma pessoa”. Contudo há pessoas que fazem coisas erradas e sua consciência não as acusa. Logo, entendemos que a consciência que Deus nos deu não é suficiente. Parece que ela pode ser alterada a ponto de as pessoas justificarem o injustificável. Digamos que a consciência humana é um lugar onde Deus pode falar com o ser humano, mas não é um lugar onde a pessoa está isenta de guardar erros ou princípios errados.

Da mesma forma como a Terra absorve mais calor quando está mais perto do Sol e fica mais fria quando está longe dele, a consciência humana só terá os princípios corretos quando estiver perto de Deus. É quando o ser humano está perto de Deus que Ele pode falar na consciência dele e implantar ali os sentidos, os princípios e os valores do que é certo e errado. Porém, quando a pessoa se afasta de Deus, mais fria fica a sua consciência, mais insensível ela fica à Voz de Deus e mais próxima ela fica do mal, do erro e do próprio diabo, que cega o seu entendimento e faz com que a consciência dela não a acuse mais.

Muitas pessoas vivem no erro e têm atitudes que ferem os princípios morais e éticos e aí alguém as confronta e elas dizem: “a minha consciência não me acusa”. Elas usam a consciência como se fosse um juiz, mas entenda que não há um Superior Tribunal Federal (STF) humano. Há, sim, o Superior Tribunal do Céu (ou STC). E é melhor que sua consciência esteja alinhada com ele, senão você não vai passar no juízo dele de forma nenhuma.

Talvez sua consciência já esteja tão longe de Deus que ela já esfriou e essa é a situação de muitas pessoas que estiveram na Presença de Deus e tinham um senso apurado de certo e errado, mas, por causa do tempo, do desleixo e por fazerem concessões à carne, foram perdendo o temor a Deus e esfriando sua consciência, até que não tiveram mais sensibilidade espiritual. Para elas, viver como incrédulo e viver como cristão é a mesma coisa.

Portanto, se você quiser que a fé e a boa consciência andem juntas, lembre-se que precisa do norte da Palavra de Deus. Você tem que estar alinhado com Ele e apontando sua bússola espiritual sempre para a Palavra. Se você esfriar sua consciência por conta da distância que mantém de Deus, você poderá tê-la deturpada e isso será irrecuperável.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: fergregory/getty images