Os ensinamentos da novela Jesus

Entenda a relação entre o milagre da multiplicação dos pães e peixes e a sua vida

Imagem de capa - Os ensinamentos da novela Jesus

A novela Jesus, da Record TV, sempre nos brinda com cenas adaptadas diretamente da Bíblia e que podem ser inspiradoras e edificantes, em especial nessa época do ano, momento em que muitas pessoas refletem quanto a suas vidas e fazem novos planos.

E uma das cenas da trama que já foi ao ar e com certeza inspirou muitas pessoas foi a que Jesus e seus discípulos estão na multidão que os segue pelo deserto em busca de curas, milagres e direcionamento.

O milagre

Estamos falando do capítulo que conta o milagre da multiplicação de pães e peixes e que mostra o poder de Deus sobre todas as coisas. A cena mostra que Jesus está no deserto e o povo, já sabendo de seus milagres, O descobre e passa a segui-Lo por onde quer que vá.

Quando vê aquela imensidão de pessoas, Jesus não as manda embora. Ele simplesmente as cura, conversa com elas e lhes passa ensinamentos. Quando termina de atendê-las já é tarde. O povo está faminto e não há o que comer. Preocupados, os discípulos até dizem que seria melhor que Jesus mandasse todas embora, mas Ele lhes diz para que alimentem a multidão.

Tudo que os discípulos têm são cinco pães e dois peixes. Jesus já tinha em mente o que faria, mas age dessa forma para colocar os apóstolos à prova. Ele pega os alimentos, agradece a Deus e entrega pedaços aos discípulos. Para surpresa de todos, há a multiplicação de pães e peixes de uma forma que ninguém esperava. Quando percebem, já tinham alimentado cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianças. Os alimentos até sobram.

Aprendizado

O ator Rafael Gevú (foto ao lado), de 19 anos, que interpreta o personagem João, nos conta como foi a gravação da cena. Ele também fala do aprendizado profissional e pessoal que obteve ao participar da trama. “A cena da multiplicação dos pães e peixes foi gravada em lugares diferentes. Começou em Seropédica (município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro) com uma grande quantidade de pessoas. Foi gravada em pedaços, em dois dias muito quentes, que até nos ajudaram a ter uma ideia de como era naquela época. Esse fato foi fundamental para que a cena tivesse as características necessárias e para deixá-la ainda mais bonita. A outra parte foi finalizada em estúdio”, revela.

Ambientação

Rafael conta que a ambientação dos atores foi feita anteriormente em outro país: “quando começaram as gravações, tivemos a preparação no Marrocos. A ideia era que cada ator tivesse noção das dificuldades da época e que Jesus e seus discípulos viviam sob o domínio romano. Tivemos que pensar como era a cabeça das pessoas naquele período para introjetar cada personagem e saber como era o clima seco do deserto”, explica.

O personagem

O jovem recebeu o convite para participar da novela Jesus depois de ter representado o personagem Asher na novela O Rico e Lázaro. “Fiquei sabendo pela internet que faria o papel de João e só depois houve a confirmação. Meu primeiro instinto foi buscar o máximo de informações sobre ele. Pesquisando, descobri que era um jovem de 20 anos, com uma história muito importante na Bíblia. Depois, recebi uma descrição de como João seria, de como seu perfil era marcante e com quem se relacionava na novela. Tudo isso ajudou a compô-lo. Hoje, acredito que o João está cada vez mais reafirmando a sua fé e já atingiu uma maturidade muito grande”, conta.

A novela

Na opinião do ator, mesmo com as adaptações, a novela Jesus traz a todos grandes lições descritas na Bíblia. “O conteúdo que a novela quer passar é de 2 mil anos atrás, mas, apesar disso, acho que é algo muito atual. Todos estão trabalhando para que essa mensagem seja fiel, para aproximar ao máximo a novela do texto bíblico e para passar uma mensagem muito forte de amor e compreensão. Nunca é demais reafirmar esses valores, como a fé agiu na vida dessas pessoas, como essa Palavra se espalhou para o mundo inteiro e como até hoje é propagada”, conclui.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Fotos: Blad Meneghel / Reprodução