Proteja a infância e a juventude do Brasil

O dia 18 de maio existe para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Saiba mais

Imagem de capa - Proteja a infância e a juventude do Brasil

O dia 18 de maio conscientiza sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a fim de ajudar a combater a violência que destrói a vida de jovens diariamente.

A data foi instituída oficialmente por meio da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. O dia foi escolhido em memória ao “Caso Araceli”, um crime que chocou o país em 1973. Naquele ano, Araceli Crespo, uma menina de apenas 8 anos, foi violada e violentamente assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio.

Instituições e ONG’s costumam realizar atividades, palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual, denúncias e esclarecimentos.

Entenda a diferença

Embora abuso sexual e exploração sexual sejam crimes de violência sexual combatidos nesta data, eles possuem significados diferentes.

O abuso sexual acontece quando um adulto pratica ato libidinoso com uma criança ou adolescente – geralmente este acontece por parentes ou pessoas próximas à família.

A exploração sexual consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de faturar dinheiro, oferecendo o menor de 18 anos como “ferramenta” de satisfação sexual.

Este ano, o Repórter Record Investigação realizou uma série de matérias investigando a prostituição de menores na estrada BR 116. Entre as jovens há relatos de tráfico humano, abuso e exploração sexual de menores.

Assista abaixo dois episódios:

Denuncie

Pelo Disque 100 você denuncia e ajuda a combater a violência e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. As denúncias são anônimas e o serviço está no ar 24h por dia, incluindo fins de semana e feriados. Além disso, você pode entrar em contato com o Conselho Tutelar da sua cidade.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Getty Images