“Aprendemos a nos colocar no lugar do outro”

Conheça essa história e os segredos dos mais de 18 anos de casados de Emerson Eduardo dos Santos e Rosimeire Aparecida de Freitas Santos

Imagem de capa - “Aprendemos a nos colocar no lugar  do outro”

O assessor parlamentar Emerson Eduardo dos Santos, de 46 anos, e a artesã Rosimeire Aparecida de Freitas Santos, de 45 anos, se casaram há 18 anos. A cerimônia aconteceu no dia 14 de dezembro de 2002, na Universal de Palmeiras, em Suzano, no interior de São Paulo.

Antes de se conhecerem, Rose, como é chamada, relembra que precisou se resolver internamente. “Cheguei à Igreja aos 16 anos com complexo de inferioridade, tristeza, opressão e, por conta disso, achava que nunca encontraria alguém que gostaria de mim. Depois do meu Encontro com Deus, me libertei de tudo isso e aprendi o valor e a importância da vida amorosa. Por isso, a prioridade foi a vida espiritual. Eu queria estar bem.”

UMA HORA DE ATRASO
Ela relata um fato engraçado que ocorreu com o casal: “no dia do casamento, geralmente, é a noiva que chega atrasada, mas, no meu caso, foi diferente. Na época, nós mesmos fizemos os preparativos e, no dia, ele ainda tinha pendências para resolver e chegou com mais de uma hora de atraso. O Pastor até brincou e disse que o noivo tinha desistido”.

AJUSTES
No início da vida a dois houve um choque de realidade. “Nossa maior dificuldade foi pelo fato de termos personalidades completamente diferentes: eu sou mais calma e ele é agitado. Com o passar do tempo, fomos aprendendo um com o outro. Fui mudando por ele e ele foi mudando por mim”, diz Rose.

Esse detalhe pode incomodar muitas pessoas que defendem a individualidade. Rose, no entanto, não enxerga os ajustes necessários para manter e fortalecer o relacionamento como algo ruim. Ela assegura que eles aprenderem a ser melhores. “Na realidade, as mudanças nos fizeram crescer e amadurecer muito. Com o casamento, aprendemos a nos colocar no lugar do outro.”

Rose conta que as renúncias também envolveram sentimentos. “Tivemos dificuldade até com relação à visão do que é uma família. Entendemos que família seríamos eu e ele. Demorou um pouquinho e foi custoso aprender isso, mas aprendemos.”

Feliz e duradouro
O casal tem uma filha de 13 anos, a estudante Isabela Cristina de Freitas Santos, e conta que o casamento abençoado se deve ao fato de priorizarem o Altar. Ela destaca que o segredo para caminharem juntos e na mesma direção é o apoio mútuo. “O que não pode faltar no casamento é diálogo. Fazemos tudo juntos. Se tivermos que ir a algum lugar, vamos juntos. Somos unidos, amigos e conversamos muito. Não escondemos nada um do outro nem tomamos decisões individuais. Acredito que seja isso que faz o casamento durar quase 19 anos e que nos ajuda sempre a nos conhecer. Não somos divididos e estamos no mesmo propósito, na mesma Fé e com os mesmos sonhos”, conclui Rose.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: Cedida