‘FJU na Comunidade’ ajuda população carente do Rio de Janeiro

Até setembro, posto volante terá alcançado 12 localidades para doar alimento e oferecer serviços gratuitos

Imagem de capa - ‘FJU na Comunidade’ ajuda população carente do Rio de Janeiro

Uma iniciativa do programa social Força Jovem Universal (FJU) do Rio de Janeiro está ajudando a população local mais necessitada a enfrentar a crise econômica e social. Desde junho, cerca de 500 voluntários estão visitando comunidades carentes do município para distribuir alimento, roupa e oferecer serviços que ajudam a resgatar a dignidade de adultos e crianças.

Em parceria com o programa Unisocial, a cada semana, é montado um posto fixo da “FJU na Comunidade” em uma localidade diferente. A estrutura conta com tendas e cadeiras para proporcionar maior conforto aos beneficiados pela iniciativa. São observados todos os protocolos sanitários para evitar a propagação e o contágio pela covid-19.

As comunidades de Manguinhos, Nova Brasília, CCPL, Fernão Cardim, Águia de Ouro e Mandela já foram alcançadas pela ação. De acordo com os organizadores, até o final de setembro a ação terá chegado a 12 comunidades cariocas.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de desempregados no Rio de Janeiro chegou a 1,5 milhão, sendo o estado com o maior número de pessoas sem emprego na região Sudeste.

Rodrigo Maurício, responsável pelo programa social em Del Castilho, explica que a “FJU na Comunidade” também estimula que os jovens voluntários se organizem, fazendo a coleta dos donativos que serão distribuídos. Dessa forma, “todos se sentem importantes por estarem contribuindo em favor da comunidade”, avalia.

“Uma ação vem superando a outra. Temos até uma cama elástica para as crianças e uma área de recreação. Sempre somos bem recebidos pelos moradores, que ficam maravilhados com as doações, e pela iniciativa”, relata Rodrigo.

Até o momento, a ação já doou 6,3 toneladas de alimentos não-perecíveis e 1,4 mil litros de leite, beneficiando 365 famílias. Um bazar de roupas e calçados também é montado no posto, para que os moradores escolham as peças que receberão em doação.

Os residentes nas comunidades alcançadas também ganham corte de cabelo, maquiagem, e podem usufruir do espaço de recreação para as crianças.

A FJU e o Unisocial são programas sociais mantidos pela Igreja Universal do Reino de Deus.

imagem do author
Colaborador

UNIcom