Aviso aos nervosos: pode ficar com raiva, mas é verdade
Por muitos anos eu tive raiva e quase perdi meu casamento por causa dela. Eu não sabia o que fazer com aquele sentimento e o descontava na Cristiane, minha esposa. Eu a culpava pela situação, encontrava problemas onde não existia e, com aquela raiva implosiva, eu estava imitando meu pai. Antes, eu o via tratando a minha mãe da mesma forma e abominava aquela situação, mas, quando me casei, acabei fazendo o mesmo que ele fazia. Graças a Deus, aprendi a vencer isso.
O que poucos sabem é o que realmente está por trás da raiva. Quando você briga com alguém por causa da sua raiva, quando esse sentimento é desengatilhado dentro de você, na verdade, você está expondo um sentimento que vai contra você mesmo. Você acha que está com raiva da pessoa que o provocou, mas, se você olhar o seu íntimo, vai entender que muitas vezes a raiz da sua raiva está em você mesmo. Você fica com raiva porque falou algo ou porque deveria ter feito alguma coisa e desconta em outra pessoa aquele sentimento, mas, na verdade, sua raiva é contra si mesmo.
Por exemplo: há muito tempo você sabe que precisa economizar dinheiro, ser mais controlado, cortar gastos e refazer seu orçamento, só que você ainda não fez nada disso. Então, você descobre que sua esposa gastou R$ 50 a mais em algo que comprou e aí se enraivece, explode e briga com ela. Você pensa que ela foi a causa da sua raiva, mas foi você que não fez seu orçamento para tomar as decisões certas.
Na verdade, você está colhendo o que plantou.
Esse é só um exemplo de outras situações que se repetem em várias áreas da vida de uma pessoa. Há pessoas na Igreja que se dizem cristãs, que têm o Espírito Santo, que possuem um cargo e começam a brigar com os outros pelo que está acontecendo com ela mesma.
Elas sabem que estão fazendo algo errado, mas é mais fácil e confortável para elas, em um primeiro momento, apontar o erro dos outros.
Portanto, você que sempre está culpando o mundo, o vizinho, o cachorro ou o governo pelos problemas, entenda que você é o culpado deles. A razão de sua raiva está dentro de você. Você não faz o que deveria fazer, mas no fundo sabe o que deveria ser feito. Seja humilde e passe a agir diferente, pois, se você fizer de novo o que vem fazendo – que é só ficar com raiva – vai continuar sofrendo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo