thumb do blog Terapia do Amor
thumb do blog Terapia do Amor

Qual o tipo de amor que não sustenta um relacionamento?

Este tipo de amor acaba, porém, o verdadeiro, não. Entenda

Imagem de capa - Qual o tipo de amor que não sustenta um relacionamento?

“O amor acabou” é o que muitos casais alegam ao terminarem um relacionamento. Na verdade, o “amor” que eles declaram ter acabado é o “amor romântico”, idealizado e vendido nos filmes, livros e também nas canções.
No entanto, este tipo de amor –  que é só um sentimento – não suporta as intempéries do dia a dia na vida de um casal.

Mas afinal, o que é o verdadeiro amor?

Em uma de suas epístolas, o apostolo Paulo define perfeitamente as características do que é o amor:

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha. 1 Coríntios 13. 4-8

Mas se o amor é tudo isso, qual a razão de tantos casais justificarem como o motivo do término da relação o “fim do amor”?  No livro Casamento Blindado, o casal de autores Renato e Cristiane Cardoso destacam que a chave para um casamento feliz é fazer as coisas certas.

Leia também: Quem ama, trai? A resposta lhe surpreenderá

Os autores reforçam que quando o que é certo é feito em um relacionamento, “o casamento dá certo. O contrário também é verdadeiro: se fizer errado, dá errado.”

As leis do relacionamento

Renato explica que quando Deus criou o homem e a mulher estabeleceu certas leis que regulam esse relacionamento e que se respeitadas, consequentemente, geram felicidade na vida a dois.

“O que faz um relacionamento funcionar é a obediência a certas leis de convivência. As leis do relacionamento estabelecidas por Deus não são desconhecidas de ninguém. Coisas como perdoar, tratar o outro como também quer ser tratado, ter paciência, servir, ajudar, ouvir, não ser egoísta, falar a verdade, ser fiel, respeitar, ter bons olhos, tirar a trave do próprio olho primeiro, cuidar, agradar, etc., são básicas para que haja relacionamento. Isso é o que as pessoas sabem que têm que fazer, mas não fazem. Quebram essas leis, e colhem as consequências disso”, alerta.

Por isso, obedecer a essas leis protege a relação. E como os próprios autores enfatizam, “este poder está nas mãos do casal e é responsabilidade de ambas as partes.”

Faça o que é certo

Participar das palestras da Terapia do Amor, que acontecem todas as quintas-feiras, na Universal, também é fazer o certo pelo relacionamento. Nelas, casais e solteiros aprendem o amor inteligente.
No Templo de Salomão, as palestras acontecem às 10h, 15h e 20h. Elas, também, são realizadas em outras localidades. Clique aqui e encontre o endereço mais próximo de você.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty Images