thumb do blog Terapia do Amor
thumb do blog Terapia do Amor

O que torna a comunicação cada vez mais difícil entre os casais

Em mensagem aos casais, Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram sobre o problema. Saiba mais

Imagem de capa - O que torna a comunicação cada vez mais difícil entre os casais

Em mensagem aos casais, durante reunião no domingo último (16), no Templo de Salomão, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram sobre um problema que a maioria dos casais enfrenta na vida conjugal: a dificuldade na comunicação.

Segundo o Bispo Renato, os casais argumentam que não conseguem dialogar, se entender e entrar em um acordo sobre determinados assuntos ou situações. O que torna a comunicação cada vez mais debilitada entre os cônjuges. E que, muitas vezes, ao verificar o que realmente está acontecendo, a origem do problema se encontra antes mesmo dessa comunicação falha.

“O problema começa com a chateação. Quando você está chateado é difícil comunicar de uma forma agradável ou até mesmo querer falar. Quando você está chateado, quer ficar na sua, ou se abrir a boca vai falar bobagem. Por isso que a comunicação para muitos casais é uma dificuldade. Porque eles estão em constante estado de chateação, seja por algo simples ou grave”, constatou.

A origem do problema

Em qualquer relacionamento é possível que um pequeno detalhe ou uma situação maior provoque chateação entre as pessoas. Pode ser a forma como se fala com o outro, uma atitude — até mesmo a falta de atitude — diante de um problema, ou um hábito de solteiro que precisa ser revisto porque incomoda o cônjuge.

“Quando a Cristiane falava comigo de um jeito que eu me sentia afrontado, eu não escutava mais e já ficava chateado. A comunicação quebrava na mesma hora. Levou anos para eu entender o que me irritava e comunicar isso para depois ela entender também. Por outro lado, quando eu deixava coisas fora do lugar em casa, aquilo a chateava. E, a culpa era minha, insistindo em um comportamento que ela já tinha falado para mim muitas vezes que a chateava”, contou o Bispo.

Elimine a chateação

A comunicação não melhora enquanto não se elimina a chateação. Depois que um dos cônjuges identifica qual é a situação que o irrita e o entristece, e ambos entendem isso, a chateação não afeta mais a comunicação do casal.

“Você quer estar mais próximo, mais íntimo do seu cônjuge, então, elimine a chateação. Veja o que tem feito que irrita. Às vezes, é uma coisa boba, simples. Quando se comunicam, vocês podem resolver tudo, a fim de alcançar coisas maiores e melhores. Pense no benefício dessa comunicação”, disse o Bispo Renato.

Sabedoria do Alto

Segundo Cristiane, por mais que a pessoa fique frustrada diante de uma situação que a chateou, é importante buscar resolver com a sabedoria que vem do Alto.

“O problema é que a gente quer resolver os problemas sem contar com Deus. Eu aprendi com Deus. Comecei a orar e pedir a Deus sabedoria (…) para saber como falar (…) usar as palavras certas (…) e funciona. Sabedoria só vem do Alto. Para lidar com as diferenças, a única fórmula é você ser sábia, é saber como fazer. E Deus pode nos dar isso”, concluiu.

Assista ao vídeo da reunião abaixo e confira a mensagem na íntegra:

Terapia do Amor

Quer saber mais sobre temas referentes à vida a dois e receber orientação para o seu relacionamento? Participe de uma reunião no Templo de Salomão, aos domingos, às 9h30.

Ou, compareça à Terapia do Amor, às quintas-feiras. As palestras orientam solteiros e casados sobre como utilizar a fé e os ensinamentos bíblicos para construir um relacionamento feliz.

Para encontrar o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa e se informar sobre os horários das reuniões na sua localidade, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images