thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

SE FALAR “EMPATIA” DE NOVO, NÃO RESPONDO POR MIM!

O evangelho divide as pessoas em dois grupos: dos que só observam de longe e os que pagam o preço pela sua fé. Em qual grupo você está?

O livro Atos dos Apóstolos relata que após o Espírito Santo descer sobre os apóstolos no dia de Pentecostes eles começaram a fazer muitos milagres. 

Mas diz o texto que, ao passo que muitos passavam a crer no Senhor Jesus, havia um outro grupo que, embora gostasse de tudo que estava vendo e ouvindo, não tomava uma decisão, não assumia uma posição de fé.

Você pode ler a respeito em Atos 5:  

E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.  Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima. Atos 5:12,13

Veja que, como sempre aconteceu, o evangelho divide as pessoas entre os que creem e os que não creem.  Então, a pregação dos apóstolos levava muitos a se converterem e a se unirem à multidão dos que criam. A igreja então começou a crescer muito rapidamente por causa do que as pessoas ouviam e viam.

Porém, havia uma outra multidão que não ousava ajuntar-se a eles por medo de sofrer perseguição, uma vez que todo esse movimento era uma ameaça à religião judaica e também aos romanos, que dominavam a região naquela época.  Então se tornar cristão era automaticamente conquistar os dois maiores inimigos para a sua vida.

Hoje, virou moda ser evangélico, mas naquela época quem se convertia pagava um preço muito alto, porque se tornava um leproso social, era excluído da sociedade.

Então, mesmo o povo tendo os apóstolos em grande estima não se convertia, porque não queria passar por todo o sofrimento que os cristãos passavam.

E hoje não é diferente. Quantas pessoas acompanham o trabalho dos verdadeiros discípulos do Senhor Jesus e admiram? Talvez você seja um admirador, você gosta de ouvir a pregação, de ouvir a Palavra, você nos tem em grande estima, mas não se envolve, não se converte, não assume a sua fé, porque assumir traria um grande custo para você.

Você logo pensa: “o que as pessoas vão pensar? Eu que critiquei tanto, que fiz tantas piadas dos crentes, agora vou me converter? É melhor deixar as coisas como estão”.

Mas, preste atenção: ser um admirador do trabalho que nós fazemos não resolve a sua vida. No céu não vão entrar pessoas que estimavam os cristãos. Lá, só vai entrar cristão! Então, não adianta você ter admiração. Você tem que tomar uma atitude, que é assumir a sua fé no Senhor Jesus, mudar a sua vida no que essa fé vai exigir que você mude e pagar o preço das pessoas talvez te criticarem.

A Salvação é de graça, mas a fé que a obtém de graça tem custo. Os cristãos da igreja primitiva pagaram um preço altíssimo por essa Salvação gratuita.

A palavra da moda hoje é empatia. Porém, a Bíblia não nos ensina a ter empatia, ela vai além, nos ensina a ter compaixão, que é fazer algo a respeito para a pessoa que está sofrendo. A compaixão te move, a empatia só faz você se sentir bem.

A fé ela precisa de atitude. As pessoas que se convertiam de verdade, na época da igreja primitiva, sabiam o preço que tinham que pagar e estavam prontas. Mas outras, apesar de admirá-las, permaneciam de longe.

A pergunta é: em que grupo você está?

Confira a mensagem na íntegra no vídeo acima.

 

 

 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso