thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

POR QUE O MAL QUER SUA CASA DIVIDIDA

Você não precisa "pegar" as dívidas dos seus pais! Tome a decisão de pagar o mal com o bem, pois esse é o segredo para ter uma vida com paz

Ainda meditando sobre o 5º mandamento – “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo 20:12) -, nós podemos verificar que, na Bíblia, Deus não nos manda honrar ninguém a não ser Ele mesmo e aos pais. Ele não nos dá ordem para honrarmos outros neste mundo (não é que não seja correto, em certas situações, você ser uma pessoa honrada e honrável).

Ora, nós sabemos, por exemplo, que o primeiro contato com autoridades que o ser humano tem é com os pais. Quando a gente nasce, antes mesmo que entendamos quem é Deus, governo e patrão, nós entendemos quem é o pai e a mãe. Ou seja, é o primeiro contato com autoridade e a primeira forma de reconhecimento de que há alguém acima de nós a quem respondemos. E este princípio é essencial para a boa formação de um ser humano. Porque o ser humano que acha que não há ninguém acima dele é um ser perigoso. O ser humano que acha que não responde a ninguém é capaz de fazer qualquer coisa e a história tem exemplos disso. Por isso, Deus nos deu pai e mãe para que tenhamos o primeiro contato com uma autoridade. É o primeiro entendimento de que há alguém acima de nós.

Isso nos traz uma informação e um poder muito grande (o poder de pais e filhos, o poder de família unida). Se você olhar ao longo da história, você vai ver que aqueles governos totalitários, absolutistas, procuram dominar totalmente os cidadãos. E, para isso, eles procuram quebrar a ligação entre pais e filhos. Porque se os filhos não respondem aos pais, não têm carinho e respeito pelos pais, eles são mais fáceis de dominar. Porque o senso de pertencimento, que faz a pessoa lutar pelo que é “nosso”, é quebrado. Se você não tem senso de família, você não tem senso de pertencimento, você não é de ninguém. E se você não é de ninguém, não há por quem lutar. Portanto, você se torna mais fácil de ser dominado. Isso é muito importante que você entenda.

O Senhor Jesus disse: “Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá” (Mateus 12:25).

Ou seja, a autoridade é algo tão poderoso que até satanás entende o poder disso. Nem os demônios lutam entre si. Eles respeitam a autoridade para que eles possam exercer o poder de destruição sobre o ser humano. É interesse do mal que os pais não honrem aos filhos e os filhos não honrem aos pais. A família é o primeiro núcleo da sociedade.

Então, qual é a lição que temos de tirar? A família nos ensina sobre o que é autoridade. O respeito à autoridade é essencial para que você seja uma pessoa forte, bem formada. Para que você tenha apoio de pessoas que lhe respeitam e você dê apoio para pessoas que pertencem à sua família. Filho, saiba que os pais nem sempre são amáveis, mas o mandamento é que nós venhamos honrá-los. O erro deles não precisa me fazer errar com eles. Você não precisa devolver o mal com o mal.

Procure cumprir esse mandamento. E se os seus pais já faleceram, faça isso com Deus. Porque Deus e a Igreja são simbolizados pelo pai e a mãe. Então, como você tem tratado os seus pais espirituais? A Igreja estará com Deus eternamente. E se você quiser estar eternamente com Ele, é bom você honrar a Igreja também.

Acompanhe o vídeo acima e pense sobre isto.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso