thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

POR QUE DEUS NÃO ME RESPONDE?

Imagem de capa - POR QUE DEUS NÃO ME RESPONDE?

Há uma história muito interessante no livro de 1 Samuel, capítulo 7. Se você ler os capítulos 5 e 6, vai verificar que, por causa da desobediência a Deus e da idolatria, o povo de Israel sofreu derrotas terríveis. Quando os filisteus atacaram Israel, na época do profeta Samuel, o que aconteceu? A Arca da Aliança foi levada. A derrota foi tão grande que mais de 34 mil israelitas morreram nas batalhas. Quando a Arca da Aliança ia à frente do povo, a vitória era certa, mas, daquela vez, o povo levou a Arca à frente da batalha como um amuleto e se esqueceu de se consagrar, de obedecer a Deus. Resultado: a batalha foi perdida e a Arca foi levada de Israel.

Israel entrou em um período de trevas depois que a Arca foi retomada, porque Deus fez com que os próprios inimigos sofressem danos por terem roubado a Arca, mesmo depois dela voltar a Israel. Havia silêncio da parte de Deus: o céu não respondia às orações do povo. Toda casa de Israel se lamentava e 20 anos depois a Arca já havia retornado, mas o céu continuava fechado.

O que acontecia é o mesmo que ocorre hoje a muitos que cultuam deuses e ídolos. Quando estão em apuros, oram a Deus, mas Deus não pode atender aqueles que não O servem, aqueles que servem a outros deuses. Antes de querer que Deus atenda você, é preciso atendê-Lo. Eu não falo aqui daquela pessoa que cresceu alheia às informações bíblicas, que serviu aos espíritos e entidades, porque tudo o que ela conheceu foi aquilo. Estou falando de quem confessa a fé em Deus e serve a outros deuses: os céus se fecham sobre a cabeça delas.

Muitas pessoas têm vivido assim. A Palavra de Deus nos ensina que devemos crer nEle, não à nossa maneira, mas como descrito nas Escrituras. Por isso Samuel falou: “Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.” (1 Samuel 7.3).

Você tem estado nas mãos dos filisteus? Qual é o problema que tem sido sua maior ameaça? É preciso voltar o coração totalmente a Deus e arrancar ídolos e deuses da sua vida. Se Deus não o livra, não é porque Ele não pode, é porque você tem servido a outro deus e não ao Senhor.