thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

PERSEVERANÇA E A LINHA DO TEMPO DA SUA VIDA: APRENDA

Todo mundo sabe que a perseverança é uma qualidade necessária para o sucesso, mas praticá-la não é tão simples. Quando você observa as grandes realizações no mundo (invenções, vitórias no esporte, nos negócios, na medicina e na ciência), você encontrará uma pessoa que perseverou na busca daquele objetivo. Essa perseverança normalmente foi marcada por desencontros, fracassos e barreiras, mas foi maior do que os obstáculos.

Você está vivendo uma linha do tempo: o tempo passa (os dias, as semanas, os meses e os anos). Ele vai passar, não importa o que você pense ou faça. Então, por que não aproveitar esse tempo se esforçando por um objetivo? Perseverança é questão de inteligência. Muitas vezes a pessoa desiste depois de cinco, dez, 15 anos de casamento. Ela segue outro caminho, mas precisa lidar com os filhos, a divisão de bens, a solidão ou o recomeço de uma vida amorosa, ou seja, terá que continuar empregando esforços. Às vezes, você tem um negócio e desiste porque investiu dinheiro e perdeu ou não teve o resultado esperado. Você desiste quando, na verdade, se insistisse mais, aplicando as lições aprendidas com o fracasso, teria mais chances de sucesso. Perseverar exige quase o mesmo esforço que a desistência. Você vai passar por lutas, quer você persevere, quer desista. Se terá a chance de uma oportunidade melhor em algo em que o seu esforço valha a pena, por que desistir?

Seguir a Deus e perseverar na Fé é algo difícil, não é? Jesus falou: “Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mateus 24.13) e que “Na vossa paciência, possuireis as vossas almas” (Lucas 21.19). A perseverança está ligada à Salvação e vice-versa. Quando a pessoa desiste da Fé porque tropeçou e desanimou, surge a vergonha. Seria necessário um esforço para se levantar e continuar na Fé, mas a pessoa não se esforçou, pois achou que isso seria demais. Então, trocou o fardo leve de Jesus pelo fardo do diabo. Todos nós estamos sujeitos ao tempo e, por causa dele, temos que empregar esforços. Use a sua inteligência: se terá que perseverar, seja para o bem, seja para o mal, por que não escolher aquilo que vai valer a pena e que trará o fim que você deseja?