Rede aleluia
Pensamento #35 — Antecipando, definindo, solucionando
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Renato Cardoso | 14 de Julho de 2014 - 00:01


Pensamento #35 — Antecipando, definindo, solucionando

Pensamento #35 — Antecipando, definindo, solucionando

Parte da série “40 Pensamentos de Jesus”. Veja todos os anteriores aqui, mas primeiro saiba como funciona o propósito aqui.

Onde compraremos pães para lhes dar a comer? João 6.5

Jesus havia subido em um monte com Seus discípulos. Não demorou muito, Ele olhou e viu à distância uma grande multidão que vinha em Sua direção. Antecipando o problema, fez a pergunta acima a Filipe, um dos doze discípulos. Ele já sabia o que iria fazer para resolver o problema (já tinha a solução), mas perguntou mesmo assim para testar aquele discípulo.
O que me chama a atenção aqui é que bastou Jesus olhar para a multidão se aproximando para Ele antecipar o problema. Essa é uma rara habilidade. Pensar adiante, antever o que irá acontecer, é de grande valia em todas as áreas da vida. Se você pensa lá na frente, antecipa os problemas que poderão acontecer, você se coloca à frente da maioria das pessoas. E assim pode tomar decisões preventivas ou se preparar para o inevitável. Você é o funcionário que todo patrão pagaria duplos honorários para ter.
Todos têm a capacidade de antecipar certas coisas usando a lógica, a inteligência e a imaginação. Basta colocar a mente para funcionar.
Um outro ponto é a objetividade de Jesus na definição do problema: “Onde compraremos comida para toda essa gente comer?” Ou seja, foi direto ao ponto, rápido, claro e sem rodeios. “As pessoas vão sentir fome” (problema). “Onde vamos comprar comida para elas?” (busca da solução). Não perdeu tempo Se lamentando nem culpando ninguém.
Uma das minhas maiores frustrações é trabalhar com pessoas que (1) não antecipam problemas, (2) não sabem definir o problema com objetividade, e (3) não apresentam soluções mas apenas reclamações.
Pensar como Jesus é fazer o contrário.
Aplicação: Pratique antecipar o que pode dar errado ou acontecer. Desde o trânsito que poderá lhe atrasar amanhã cedo até como se sustentará financeiramente na velhice. Previna ou prepare-se para as dificuldades. Seja objetivo no falar — não enrole nem dê voltas. Foque nos resultados. Defina o problema corretamente. E apresente soluções, não apenas reclamações.
Você se lembra de algum problema ou situação que poderia ter evitado se apenas tivesse pensado com mais antecedência? Você tem dificuldade de ser objetivo e direto ao ponto? Como você pode praticar a objetividade? Você costuma ser o chorão que sempre traz problemas e nunca a solução? Deixe seu comentário.
 
 
Veja também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…
 
 
 
 


reportar erro