thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

OUVIR vs. OUVIR O QUE QUER: NUNCA MAIS SEJA MANIPULADO!

As pessoas têm a tendência de reforçar apenas as informações que correspondem à sua própria visão de mundo. Este fenômeno é conhecido como “viés de confirmação”, uma confirmação dos nossos preconceitos. Todas as informações recebidas pelo ouvinte confirmam suas crenças já existentes. Nós temos esta tendência de escolher informações que confirmem as nossas crenças e preconceitos. Isso é muito perigoso porque, quando você recebe uma informação e não a questiona, pode estar sendo enganado, perdendo a essência da informação ou rejeitando uma informação verdadeira.

Nós vemos isso na Palavra de Deus. A religião que envolve crenças promove muito nas pessoas a suspensão da inteligência. As pessoas não questionam, acreditam no que acreditam e ponto final. Mas Jesus sempre nos ensinou a questionar, especialmente os religiosos, fariseus, doutores da lei. Os fariseus diziam que Ele era um impostor, logo tudo o que Jesus fazia, para eles, tinha algum toque de maldade. Se Jesus curava alguém, Ele era um charlatão. Se Ele expulsava demônios, é porque tinha o príncipe dos demônios dentro dEle. Se Jesus se juntava aos pecadores, ele também era pecador.

Jesus era perfeito. Por isso, veja o perigo de acreditar só naquilo que você quer acreditar. Para que tenhamos uma vida melhor, de sucesso, é preciso sempre questionar as crenças existentes e lidar com novas informações. Se você quer melhorar seu casamento, sua situação financeira, espiritual e não quer mais ser manipulado, então, questione tudo, não apenas aquilo de que você gosta. Temos de ser firmes nas nossas convicções, temos que saber no que cremos e por que cremos, mas devemos testar aquilo que ouvimos e acreditamos. A verdade é a verdade, não importa quantas mentiras sejam jogadas contra ela. A mentira pode destruir, desfazer casamentos, famílias e até uma nação. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14.6). “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8.32).

Fique atento ao que realmente é verdade, questione, pense e não terceirize seu cérebro para ninguém