thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O PODER DAS PALAVRAS PARA MUDAR SUAS EMOÇÕES

O que você fala tem impacto sobre o que você sente e sobre o que as pessoas ao seu redor sentem também. As palavras provocam emoções e desarmam explosões, como está escrito: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita ira” (Provérbios 15.1). Se você já viu alguém que estava em um momento de furor e outra pessoa soube usar uma palavra branda com ele, deve ter ficado admirado com a habilidade dela para desarmar a bomba que estava prestes a explodir.

Você pode usar as suas palavras para desarmar a bomba ou para acelerar a queima do pavio. Então, se alguém vem em cima de você com toda a ira, você tem que estar o tempo todo pensando consigo mesmo para não responder à altura do que está ouvindo, ou seja, antes de você usar a palavra branda com outra pessoa você tem que usá-la consigo mesmo.

Você precisa aprender a usar esta arma, porque o tempo todo estamos sujeitos a emoções, a sentir raiva, ansiedade, tristeza, preocupação, ódio, etc. Se você souber usar essa ferramenta da palavra para administrar os sentimentos, você usará as que são certas. Se você sabe que tem que arrumar a casa, mas prefere ficar no celular, você vai dizer a si mesmo: “levante agora, deixe esse celular para lá e coloque uma música agitada”, ou seja, você dará uma ordem a si mesmo.

Da mesma forma, você que fi ca lamentando sobre sua vida, dizendo que nada dá certo para você e joga palavras que suscitam sentimentos ruins, não continue permitindo que isso aconteça. Não use palavras erradas para despertar sentimentos ruins nos que estão ouvindo você.
O que mais existe no mundo são pessoas que espalham besteiras por aí e mudam o humor das outras com suas palavras. Vigie o que você ouve e fala para si mesmo e para as outras pessoas. Com uma palavra você salva uma vida e com outra você a destrói.