thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O movimento Casamento Blindado

Imagem de capa - O movimento Casamento Blindado

Casamento Blindado não é mais apenas um livro, um curso, um áudiolivro ou um souvenir. Casamento Blindado se tornou um movimento, uma maneira de pensar e conduzir seu casamento. Não é algo que você lê, tira uma conclusão momentânea e parte para a próxima novidade. É algo que altera sua visão do mundo e da sua relação amorosa; faz com que você pense mais no seu casamento e também em como ajudar outros casais a se blindarem da praga do divórcio.

Tome a polêmica de 50 Tons de Cinza, como exemplo. Quando nós decidimos publicar um artigo de uma outra autora sobre o assunto, a fim de alertar os incautos, o que aconteceu? Muitos nos agradeceram pelo alerta, mas outros manifestaram uma reação quase histérica. Alguns alegaram, entre outros absurdos: “Vocês querem é vender mais livros Casamento Blindado.” Tão cegos, não enxergam que quanto mais gente com problema no casamento, mais procura haverá pelo livro Casamento Blindado. Portanto, se vender livros fosse nossa intenção, faríamos exatamente o contrário: deixaríamos quieto ou até incentivaríamos as pessoas a fazerem coisas que colocariam seu casamento em risco. A equação é simples, ainda que difícil para a compreensão de alguns: quanto mais casais com problemas + livros Casamento Blindado vendidos. Portanto, seria contraproducente alertar as pessoas se quiséssemos aumentar as vendas do livro.

Mas essa experiência mostra a necessidade de constantemente pensar no seu casamento como algo sujeito a ataques inevitáveis — e nem sempre perceptíveis. Foi Shakespeare quem disse, “O diabo é um cavalheiro.” Não sou grande fã de Shakespeare, mas acho que ele resumiu muito bem como as coisas ruins encontram fácil aceitação de muitas pessoas. Elas vêm vestidas de uma roupagem linda, elegante, romântica, sedutora, que não levanta nenhuma suspeita de maldade — alguns leitores de 50 Tons diriam “um perfeito Mr. Grey”. E assim elas entram na vida e no casamento das pessoas como um cavalo de Tróia. Quando despertam, já é tarde demais.

50 Tons de Cinza vai passar e daqui a um tempo ninguém mais vai falar sobre os livros ou o filme. Mas outros iguais ou piores virão. E não só isso. Outras ameaças ao casamento continuarão surgindo e fazendo suas investidas:

Uma pessoa interessante vai aparecer no trabalho do seu marido ou esposa
A rotina da vida à dois irá bater à porta
Problemas com os filhos testarão a relação de vocês
Mais dinheiro, ou menos, colocará o amor de vocês à prova
A atração sexual do casal será testada pelo tempo
As facilidades de traição online continuarão aumentando (Facebook, WhatsApp, etc.)
O divórcio e a separação se tornarão cada vez mais comuns e até glamorosos

E assim o seu casamento será constantemente bombardeado, ainda que silenciosamente, por forças e ideias contrárias.

Por isso, Casamento Blindado é muito mais que um livro. É uma maneira de pensar e conduzir seu casamento. Assim como você protege seus bens mais valiosos, o seu casamento precisa ser protegido. E pensar assim vai além: você se torna um guardião e divulgador do amor inteligente. Você fica mais atento aos casais ao seu redor. Quando alguém demonstra alguma dificuldade, você compartilha o que tem aprendido. Você se alegra quando vê um casal ser ajudado com os conselhos que você deu. Você conversa com seus filhos a respeito. Você pergunta o casal de noivos se já blindaram o casamento.

É o movimento Casamento Blindado. Gente inteligente praticando e espalhando o amor inteligente.

Obrigado por fazer parte desse movimento.

 

Veja também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

Siga-me no Twitter: @bprenato. Inteligência para sua vida e relacionamento. Se não for para lhe ajudar ou inspirar, não escrevo. Promessa.