thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

João 16: Não se esqueça da mulher grávida

Imagem de capa - João 16: Não se esqueça da mulher grávida

Entenda o Propósito de João, como fazê-lo, e acesse todos os comentários aqui.
 

Ainda sob a lua cheia, no Jardim das Oliveiras, Jesus continua confortando os discípulos e preparando-os para os tempos difíceis prestes a começar. Não era por menos. Os discípulos haviam deixado tudo para seguirem Jesus. Trabalho, família, amigos… A esperança deles era uma vitória triunfante do Messias sobre os inimigos de Deus, a restauração de Israel do jugo romano.

Em vez disso, veriam o seu Mestre ser preso, maltratado, condenado e crucificado como se não tivesse nenhum poder. E seus nomes na lista negra dos judeus e romanos. Se tornariam odiados e perseguidos como o próprio Mestre. Teriam de entender finalmente que o reino que Jesus veio estabelecer não era político, mas espiritual. Então, realmente precisavam de encorajamento.
Como Jesus lhes oferece essa coragem? Usando do contraste. Deixe-me explicar.
As palavras de Jesus neste capítulo estão cheias de contrastes para ilustrar que algo doloroso, ruim e triste tem de acontecer para então trazer algo muito melhor:

  • Se Eu não for, o Auxiliador (Espírito Santo) não virá
  • Daqui a pouco vocês não vão Me ver mais; porém, pouco depois, vão Me ver novamente
  • Vocês vão chorar e ficar tristes, as pessoas do mundo vão se alegrar; mas sua tristeza se tornará em alegria
  • No mundo vocês vão sofrer, mas sejam fortes e valentes porque Eu venci o mundo

Para ilustrar essa grande lição, Jesus usa o exemplo da mulher grávida:
Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento. (v.21)
Aqui está o grande segredo da fé e do sucesso. Em uma palavra: sacrifício. Não há como alcançar algo muito bom, uma grande alegria, sem abrir mão de alguma coisa para pagar o preço. O próprio Senhor Jesus estava passando por esse mesmo processo: ser sacrificado para alcançar a salvação de todos os que creem. Nem Ele pôde escapar dessa lei fixa para o sucesso.
Por isso Ele tenta neste capítulo imprimir essa verdade nos corações dos discípulos. “Vocês vão passar maus momentos, dias difíceis, mas se perseverarem e não perderem a fé em Mim, o Espírito Santo lhes guiará à vitória.”
Essas palavras são tão verdadeiras para nós hoje como foram para eles lá no Getsêmani. Talvez você esteja desfrutando o sucesso que pagou com o sacrifício. Ou está no meio do sacrifício, lutando para alcançar o sucesso. Coragem. Força. Não desista em meio a dor.
PerdeDOR. VenceDOR.
A dor é inevitável. A diferença está no que você faz dela: seu túmulo ou sua ressurreição.
21_dias_desafio_de_joao
 
 
O Propósito de João virou livro!
Agora você pode levar as 21 lições práticas com você e viver essa transformadora viagem no tempo em qualquer lugar.
Se você foi ajudado através do Desafio, beneficie também um amigo, presenteando-o com um exemplar.
Disponível para compra no Arca Center. Clique aqui.
 
 
 
Veja também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…