Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Renato Cardoso | 16 de fevereiro de 2013 - 07:48


Desafio IntelliMen #8

Homens. Inteligentes.

 

Desafio #8

#7 < —————– > #9

Não fazer antes de completar o Desafio #7.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Encontrar algo que esteja lhe dominando e passar a dominá-lo.

Explicação: A primeiríssima vez que Deus falou com o homem, uma das instruções que lhe deu foi “Dominai…” O homem foi criado e designado por Deus para dominar a tudo neste mundo e não ser dominado por nada. (Note “a tudo” e não “a todos”. Não foi dado ao homem o direito de dominar sobre pessoas.) A ideia de Deus era simples: o homem seria o Seu administrador na terra. Seria vestido de autoridade total para cuidar e desenvolver a vida neste planeta sob os princípios e orientações de Deus. Sim, apesar de toda a sua autoridade e domínio, ele teria de dar contas a Alguém e entender que não era Deus em si mesmo — apenas criação de Deus. Tudo o mais, estava abaixo do homem e sujeito a ele. (Leia a história em Gênesis 1:26-31)

Portanto, quando o homem é dominado por alguma coisa, ele deixa de ser “homem” no sentido mais completo da palavra. Ele passa a ser como um dos animais ou um simples escravo de quem ou daquilo que o domina. Ele perde a sua identidade, o seu mandato divino e natural.

Neste desafio você vai parar para pensar e ver se alguma coisa tem lhe dominado. Alguns exemplos do que domina homens hoje em dia: vícios, preguiça, medo, traumas, sexo, masturbação, pornografia, “amizades”, comida (glutonaria), videogames, dúvidas sobre si mesmo, religião, falsas ideologias, bullying, maus hábitos, mentiras, ganância por dinheiro e coisas materiais, moda, música, ídolos musicais, raiva, orgulho, timidez, temperamento esquentado, inveja, a opinião dos outros, medo de desagradar a alguém, pecados escondidos etc.

Basicamente tudo o que lhe domina, controla ou prevalece contra você lhe escraviza ou diminui como homem. E note que podem ser coisas muito sutis, que já acontecem por tanto tempo que você até já se acostumou com elas. Portanto, não seja tão rápido para dizer “Nada me domina.” Pense bem, vasculhe toda sua vida.

Ao identificar as coisas que têm lhe dominado, escreva-as no seu Caderno de Notas. E ao lado de cada uma delas, anote o que vai fazer para dominá-las a partir de agora.

Assista também este vídeo “O desafio de ser homem” com muita atenção.

Parceiro Oficial: Converse com seu parceiro sobre o que você descobriu que lhe dominava e o que pretende fazer a respeito. Se for algo que você não queira revelar, não é obrigatório. Isso depende do nível de confiança que há entre vocês e por isso é uma decisão própria. Lembre-se, porém, que quando compartilhamos algo com alguém confiável e capaz de nos ajudar, a luta se torna mais fácil. Considere isto. E se seu parceiro não se sentir à vontade de compartilhar tudo com você, respeite-o e não o leve a mal.

Prazo: Esta tarefa pode ser iniciada imediatamente e deve ser completada antes do Desafio #9 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter cumprido este desafio, você deverá postar um comentário sobre a sua experiência ao fazer este desafio. Poste no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #8 concluído: Minha experiência foi que… (acrescente seu comentário)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Li Gênesis 1.26-31 e identifiquei coisas que me dominavam
Anotei no meu Caderno de Notas o que vou fazer a respeito
Assisti o vídeo “O desafio de ser homem”
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
Postei no Facebook/Twitter

 

Frase:
Eu não penso muito de um homem que não é mais sábio hoje do que era ontem. – Abraham Lincoln


reportar erro