thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

IntelliMen Desafio #7

Imagem de capa - IntelliMen Desafio #7

Homens. Inteligentes.

 

Desafio #7

Não fazer antes de completar o Desafio #6.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Estamos no sétimo desafio. Os curiosos já foram embora, os fracos já desistiram, e os enrolados ainda estão tentando entender o primeiro desafio. Resta somente os comprometidos e determinados a serem homens melhores em tudo. Então agora podemos compartilhar coisas muito mais úteis e é isso o que vamos fazer neste desafio.

Desafio: Aprender a definir objetivos inteligentemente; colocar em prática o que aprendeu definindo um objetivo inteligente.

Explicação: Uma das características peculiares do homem é sua habilidade de focar em um objetivo. Desde o início da humanidade o papel do homem foi de caçar, formar exércitos, lutar guerras, ganhar o sustento e crescer sua família.  Suas atividades exigiam que fosse capaz de definir objetivos, focar neles e encontrar meios de alcançá-los. Sua sobrevivência dependia disso. Não é que a mulher não tenha a capacidade de fazer o mesmo—ao contrário, muitas atualmente são melhores nisso que muitos homens. O fato é que o homem vem fazendo isso há muito mais tempo. E esta característica é parte do que lhe faz forte, seguro, determinado—um líder nato.

Portanto o desafio de hoje incluirá um raciocínio maior sobre como definir objetivos com inteligência e alcançá-los. Medite bem sobre a seguinte informação.

Um objetivo inteligente tem cinco partes. Ele é:

  1. Claro e específico
  2. Alcançável
  3. Quantificado
  4. Relevante
  5. Tem prazo

Entendendo melhor o que cada uma dessas partes significa, digamos apenas como exemplo que você tem um objetivo de entrar em forma fisicamente. Note porém que somente dizer “quero entrar em forma” não lhe dá uma visão muito clara do que você quer ou deve fazer. Por isso você precisa refinar esse objetivo usando as cinco partes acima, assim:

  1. Claro e específico: Qual o resultado final que você verá no seu corpo quando estiver “entrado em forma”? Você pesará quantos quilos? Terá qual tipo de alimentação? Como se sentirá fisicamente? Quais as atividades que você poderá fazer que não pode fazer agora por causa da sua forma atual? Quer dizer, você tem que ter uma imagem clara e específica na sua mente do objetivo realizado. Quando mais clara e específica, melhor.
  2. Alcançável: Se você é raquítico e quer se tornar um lutador de sumô, provavelmente não conseguirá. Se você tem 40 anos e quer começar a carreira de jogador de futebol profissional, tampouco. Se você quer perder 30 quilos em um mês, provavelmente vai comprometer a saúde. Enfim, seu objetivo tem que ser alcançável, algo que você acredita que pode realizar. Porém, não deve ser fácil demais, senão deixa de ser motivador.
  3. Quantificado: Quantos quilos você terá de perder ou ganhar? Quanto tempo você terá de exercitar por dia/semana? Qual o tamanho de suas novas roupas quando seu corpo estiver como imaginou? Seu objetivo tem de ser medível, para que você saiba quando o alcançou.
  4. Relevante: Por que é importante para você entrar em forma? Há outra coisa mais importante que isso na sua vida agora? É algo que vale a pena lutar para alcançar? Se o seu objetivo não for relevante, você ficará dividido com outras coisas que tomarão a prioridade. Neste exemplo, você só alcançará seu objetivo se “entrar em forma” for muito importante e uma prioridade na sua vida neste momento.
  5. Tem prazo: Quando você quer alcançar seu objetivo? Aqui é que a maioria falha. É imprescindível fixar uma data realística e comprometer-se com ela. Olhe o calendário e determine o prazo. Entre esta data futura e a data em que você vai começar a agir no seu objetivo está o seu plano de ação — o que você vai fazer para alcançá-lo.

Quer seu objetivo seja grande ou pequeno, pessoal ou nos negócios, em casa ou na escola, espiritual ou financeiro — você precisa defini-lo de forma inteligente. (Para lhe ajudar a lembrar, um acrônimo das cinco partes é TRACQ: Tem prazo, Relevante, Alcançável, Claro e específico, Quantificado. Podemos chamá-lo de objetivo “TRACQeável”.)

Agora que você já sabe como fazê-lo, defina um objetivo que tenha as cinco partes acima e que você possa começar imediatamente. Pode ser algo totalmente novo ou que você já esteja perseguindo agora. Escreva este objetivo no seu Caderno de Notas, lembrando de TRACQeá-lo, ou seja, detalhando-o nas cinco partes mencionadas. Coloque a data prazo no seu calendário de quando o alcançará.

Parceiro Oficial: Converse com seu parceiro sobre o que aprendeu sobre objetivos TRACQeáveis, como pretende usar este conhecimento daqui para frente, se foi difícil definir o seu objetivo etc. Não é preciso, a não ser que você queira, revelar qual o objetivo que você definiu para si mesmo.

Prazo: Esta tarefa pode ser iniciada imediatamente e deve ser completada antes do Desafio #8 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter cumprido este desafio, você deverá postar um comentário sobre o que lhe chamou a atenção neste desafio. Poste no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #7 concluído: O que me chamou a atenção foi… (acrescente seu comentário)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação:

Aprendi a definir objetivos TRACQeáveis
Defini um objetivo, escrevi em meu Caderno de Notas e calendário
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
Postei no Facebook/Twitter

 

Frase:
Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo. –Rei Salomão, Provérbios 16.3