Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Renato Cardoso | 11 de Maio de 2013 - 14:40


Desafio IntelliMen #20

Homens. Inteligentes.

 

Desafio #20

Não esqueça de fazer o Desafio #19.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Descobrir sua área de excelência e desenvolvê-la.

Explicação: Foi o Rei Salomão quem disse: Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe.¹ O que isso quer dizer? Basicamente, quer dizer que o homem é bom no que faz será sempre disputado, estará sempre por cima, ganhará reconhecimento e muito dinheiro. Não soa isso como um IntelliMan?

Ok, às vezes não é dinheiro nem reconhecimento que você está buscando. Na verdade, quem é perito na sua obra, o é porque ama o que faz. Tem prazer de desenvolver aquele talento. Sabe que o seu trabalho tem valor para muitos. Ele se vê como um servo de pessoas, um solucionador de problemas, alguém que faz o mundo melhor com sua obra. E por isso é reconhecido e bem pago — não porque busca reconhecimento nem dinheiro.

Daniel era assim. Ele se distinguiu entre 120 dos melhores homens porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino.² José do Egito era assim.³ Mesmo trabalhando como escravo, para maus senhores, ele fazia o melhor e se distinguia até dos homens livres. E foi exaltado sobre todos.

Todo mundo pode ser excelente em pelo menos uma coisa. Messi é excelente no futebol. Steven Spielberg é nos filmes. Jonathan Yve (o cara que desenha os produtos da Apple) é no design. O Bispo Macedo é na fé corajosa e inteligente. Obviamente esses homens não nasceram como são. Eles encontraram seu talento, seu chamado, acreditaram nele, e colocaram toda sua força para desenvolvê-los. Por isso são o que hoje são e estão onde hoje estão.

Seu desafio esta semana será identificar sua área de excelência e começar a fazer mais para desenvolvê-la. Talvez você já saiba qual é, e só precisa desenvolvê-la mais. Então, pense no que vai fazer para se tornar o melhor, um expert, um perito nessa área.

Se você não sabe ainda qual a sua área de excelência, então você primeiro terá de identificá-la. Normalmente sua área de excelência é algo que (1) você já tem uma inclinação ou gosto natural para fazer; (2) algo que quem lhe vê fazendo elogia os resultados; (3) e tem valor para um número suficiente de pessoas que ficarão felizes em lhe recompensar financeiramente por seu trabalho (portanto, jogar vídeo games aqui não qualifica… a não ser que este seja a sua profissão).

Caderno de Notas: Ao meditar sobre este desafio, escreva no seu caderno uma ou algumas áreas de excelência e o que você irá fazer para desenvolvê-las mais. Faça pelo menos uma coisa esta semana para desenvolvê-las.

Parceiro Oficial: Converse com seu Parceiro sobre as áreas de excelência um do outro. Troquem ideias e feedback.

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #21 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #20 concluído: Identifiquei minha área de excelência e o que vou fazer para desenvolvê-la. (Acrescente outros comentários que quiser.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Identifiquei minha área de excelência
Fiz algo esta semana para desenvolvê-la
Conversei com meu parceiro sobre o desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter

[1] Provérbios 22.29
[2] Daniel 6.3
[3] Gênesis 41.38-41


reportar erro