thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

IntelliMen 2.0 – Desafio #1

Imagem de capa - IntelliMen 2.0 – Desafio #1

Homens. Inteligentes. © 2016

Desafio #1

IMPORTANTE: Este é o IntelliMen 2.0. Se você quer fazer parte do Projeto e ter os melhores resultados, comece a partir dos 53 Desafios.

Desafio: Identificar e vencer a resistência que o impede de fazer o que você tem que fazer.

Explicação: O que você sabe que deveria fazer mas não faz? Todos nós temos uma espécie de bússola interior, uma voz da consciência que nos lembra periodicamente sobre algo que deveríamos fazer. Você conhece bem essa voz porque já a ouviu milhares de vezes. Por mais que tente silenciá-la, ela insiste e o incomoda até quando você está dormindo. É a voz pela qual Deus fala.

Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele. (Isaías 30.21)

(É claro, se você está ouvindo vozes contrárias ao bom caminho, elas não têm nada de Deus… Repreenda-as.)

Pense: quão útil e maravilhoso é termos embutido em nós esse mecanismo que nos puxa de volta para o caminho certo! Isso significa que a qualquer momento, instintivamente, nós sabemos o que temos de fazer. O problema é que nem sempre prestamos atenção a essa voz — e quase sempre que a ouvimos, alguma resistência a ela se apresenta. “Agora não.” “Depois eu faço isso.” “Segunda-feira eu começo, com certeza.” “Primeiro deixa eu checar o Facebook.”

Parece que estou falando de procrastinação, mas é muito mais que isso. O problema é mais profundo. O que causa resistência à nossa voz interior pode estar ligado ao medo, ao estresse, à insegurança, à dúvida de si mesmo, ou a qualquer boa desculpa. Medo de compromisso, medo de errar, medo de começar e não terminar, medo do que as pessoas irão pensar. Estresse devido a tantas outras coisas competindo por nossa atenção. Dúvida sobre nossa capacidade de fazer um bom trabalho. Distrações e outras coisas mais fáceis e agradáveis para fazer primeiro. Parecem coisas banais, mas são elas que levantam uma resistência tão forte que nós podemos passar meses e anos evitando o que temos de fazer.

Este mês você terá apenas um desafio, que vem em três partes:

  1. identificar sua voz interior e o que ela tem pedido de você
  2. identificar a causa da resistência ao que sua voz interior lhe pede
  3. vencer a resistência, dar início ao que você tem que fazer e ir até o fim

É impossível fazer esse desafio enquanto está distraído com outras coisas. Você terá de tirar um tempo sem distrações, em um lugar privado, com seu Caderno de Notas e caneta na mão.

Caderno de Notas: Faça uma breve oração pedindo a Deus que o ajude a ouvir a voz d’Ele. Pense nos constantes lembretes que vêm à sua mente sobre coisas importantes que você tem que fazer. Provavelmente há mais que uma coisa, talvez até dez… Vá anotando tudo o que vier à sua mente, sem se preocupar por enquanto com o que é.

Depois que você tiver essa lista, analise-a com bastante foco. Qual o item mais importante e recompensador de todos? Vá eliminando, sem dó, os que podem esperar. Circule o que se destaca dos outros — aquele que está quase gritando da página: “Eu sou sua prioridade máxima!” Aí está o que você irá fazer algo a respeito imediatamente. Decida o seu próximo passo.

Parceiro Oficial: Depois de terem feito o desafio, marque um horário para conversar com seu parceiro sobre a experiência. Há quanto tempo você vinha resistindo à voz interior? Qual era a fonte da resistência? O que vocês aprenderam com este desafio?

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído em até 28 dias, antes do Desafio #2.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio e conversado com seu parceiro, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

#intellimen2desafio1 concluído: Identifiquei o que minha voz interior tem me pedido e venci toda resistência. (Acrescente qualquer outro comentário a respeito.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Tirei um tempo para meditar e agir sobre este desafio
Fiz as anotações em meu Caderno de Notas
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter

 

Frases:

Há momentos em que o silêncio tem a mais alta voz. ­– Leroy Brownlow

 

 

Veja também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…