thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

IMAGINE UM MUNDO DE CEGOS E DESDENTADOS, ONDE O DENTISTA É… (O 5º MANDAMENTO)

Há um ciclo de exemplos a seguir no relacionamento entre pais e filhos; portanto, pense com cuidado como você trata os seus pais, pois provavelmente será assim que o seu filho o tratará

Você sabia que a Bíblia não manda que nós amemos os nossos pais? A Bíblia nos manda amar a Deus, nos manda amar o próximo, nos manda amar até os nossos inimigos, mas, curiosamente, não tem mandamento explícito para amar pai e mãe, mas tem um mandamento para honrá-los.

Curioso isso, não é?

Deus, na sua infinita sabedoria, sabe que, às vezes, os filhos têm razões suficientes para não caírem de amores pelos pais. Nem todos, infelizmente, são abençoados com pais amorosos, pais exemplares, presentes. E quando eu falo pais, estou incluindo a mãe, obviamente.

Mas a Bíblia não quer saber se você cai de amores pelos seus pais, a Bíblia só quer saber o seguinte: “Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”  Êxodo 20.12

Esse é o quinto mandamento. O que significa honrar os pais? Honrar significa fazer o que é certo por eles. Tratá-los de uma forma especial, diferenciada das outras pessoas, ainda que você não seja tratado desta forma.

Entenda, os maus-tratos de alguém não precisam definir a forma que você trata este alguém. Por isso a Bíblia nos ensina que podemos e devemos pagar o mal com o bem.

No Velho Testamento havia a lei do olho por olho, dente por dente, mas Jesus mostrou que por esta lei o mundo acabaria com todos cegos e desdentados. Então, não teria futuro para um mundo assim. Sabendo disso, Jesus determinou que não devemos retornar o mal com o mal.

Assim também, você, filho (a), não precisa retornar as falhas dos seus pais, você pode honrá-los, tratá-los de forma especial.

O que é um tratamento especial? As pessoas que eu trato de forma especial eu mudo até o tom de voz com elas. Eu não trato os meus pais, a minha esposa, da mesma forma que eu trato qualquer pessoa.

Pense nisso:  honrar pai e mãe não é apenas para o benefício dos pais, é para o benefício dos filhos, porque como diz o mandamento, a vida se prolonga, se torna mais plena quando honramos pai e mãe.

Os pais se alegram quando os filhos os honram e este mandamento está ali por uma razão, é dali que nós tiramos o exemplo de como nós também devemos honrar a Deus.

Leia os 10 mandamentos no capítulo 20 do livro de Êxodo. Leia todos com foco neste mandamento e reflita sobre isso. Ainda que você não tenha mais mãe e pai vivos, você pode viver de uma forma que honre a memória deles.

Assista ao vídeo acima com a mensagem completa.

imagem do author
Colaborador

Renato Cardoso