Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Renato Cardoso | 2 de novembro de 2013 - 10:42


Desafio IntelliMen #45

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #45

Não fazer antes de concluir o Desafio #44.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Aprender a dominar a raiva e usá-la a seu favor.
Explicação: Uma vez assisti um filme onde um ex-presidiário aconselhava um jovem que estava começando na vida do crime. Ele disse: “Dez segundos. Por que eu não esperei dez segundos para a minha raiva passar, eu passei vinte anos na prisão.” E contou como, num ímpeto de ira, ele havia matado o cara que mexeu com a namorada dele no restaurante.
Todos os dias, homens fazem grandes bobagens por causa da raiva. Ela afeta mais homens do que mulheres porque normalmente a mulher com raiva tende a chorar enquanto que o homem tende a agredir. É claro que há várias outras reações também, como incubar a raiva, o que não é nada melhor.
Uma das coisas mais importantes a entender sobre a raiva é que ela é um sinal. Assim como a dor, que sinaliza que algo está errado no seu corpo e precisa de atenção, a raiva é um sinal de que algo contrariou suas expectativas ou seus padrões do que você acha que é certo. A raiva age apenas como uma mensageira. E você precisa entender essa mensagem, para então agir sobre ela apropriadamente.
Por exemplo, se alguém lhe dá uma fechada no trânsito, é normal sentir raiva imediatamente. Afinal, o outro motorista agiu irresponsavelmente e quase provocou um acidente. Mas se você simplesmente reagir à raiva, poderá cometer o mesmo erro dele ou pior, querendo dar-lhe uma fechada também. A solução, portanto, é entender a mensagem daquela raiva. Qual é a mensagem? A mensagem pode ser, entre outras: “Redobre sua atenção! Há pessoas distraídas e irresponsáveis atrás do volante. Dirija por você e pelos outros.”
Se sua esposa gastou mais dinheiro do que você gostaria, sua raiva pode estar dizendo: “Vocês precisam sentar para discutir objetivos financeiros e concordar um orçamento.” Brigar com sua mulher não vai resolver nada.
Entender a mensagem trazida pela raiva é ser sábio. Veja o que a sabedoria divina diz a respeito:

Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos. (Eclesiastes 7.9)
Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. (Tiago 1.19)

Seu desafio esta semana, e sempre, será aprender a dominar sua raiva e identificar a mensagem que ela traz. Obviamente, uma vez entendendo a mensagem, agir sobre ela positivamente. Um verdadeiro IntelliMan é senhor da raiva, não escravo dela.
Caderno de Notas: Pense em uma ocasião recente onde você sentiu raiva. O que lhe contrariou? Qual a mensagem por trás daquela raiva? O que você fez a respeito? O que deveria ter feito? Escreva seus pensamentos.
Parceiro Oficial: Conversem sobre como vocês tem lidado com a raiva e como passarão a agir daqui para frente.
Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #46 que será lançado daqui a uma semana.
Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:
Desafio IntelliMen #45 concluído: Aprendi a dominar a raiva e usá-la a meu favor. (Acrescente qualquer outro comentário ou experiência.)
Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)
 
Checklist de verificação
Aprendi dominar e entender minha raiva
Anotei em meu Caderno de Notas
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter
 
Frase:
Raiva é um momento de loucura. – Horácio
 


reportar erro