thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Desafio IntelliMen #43

Imagem de capa - Desafio IntelliMen #43

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #43

Não fazer antes de concluir o Desafio #42.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Praticar pelo menos três gestos de generosidade esta semana.
Explicação: Quem é mais generoso, o homem ou a mulher? Com uma maioria esmagadora, sem dúvida, é a mulher. Quando você vê um grupo de mulheres juntas, elas estão principalmente compartilhando. Compartilhando conselhos, dicas de beleza, elogios, e basicamente abrindo o coração umas para as outras. Quando você vê um grupo de homens juntos, normalmente é um rindo do outro, ou falando de trabalho, assistindo ou falando de esporte, ou fazendo outra coisa banal. Homens raramente compartilham.
Uma razão é seu espirito de competitividade. Ser o melhor, o primeiro, o mais isso ou aquilo é muito importante para o homem. Por isso, homens tendem a guardar o que têm para não “entregar o ouro” e dar vantagem aos concorrentes. Outra razão é o próprio ouro em si: seu apego ao dinheiro. Homens associam dinheiro ao sucesso. Acham que quanto mais tiverem, melhor. Por isso pensam: “Por que dar dinheiro se eu trabalhei tanto por ele? E por que essa pessoa não vai trabalhar e fazer como eu, se quiser ganhar dinheiro?”
Por estas duas razões principais, homens não costumam ser generosos. Guardam. Seguram o que têm. Mantêm seus conhecimentos em segredo. E acham que isso é ser esperto.
Não é.
Esperto é dar. Quando você dá, você mostra que é maior do que dinheiro. Foi isso que Glen James provou. Glen era um morador de rua desde 2005 em Boston, EUA. Em um belo dia de setembro de 2013, perambulando pelas ruas como de costume, ele achou uma mochila com $40 mil dólares. “Achado não é roubado,” correto? Não para Glen. Ele foi até a polícia e entregou a mochila, que tinha também um passaporte. O dono da mochila foi encontrado e o dinheiro devolvido. A história chamou a atenção da mídia no mundo inteiro. Ethan Whittington, que mora em outro estado, viu a notícia e inspirado pelo gesto de Glen, iniciou uma campanha de doações na Internet para ajuda-lo a sair das ruas. Um mês depois a campanha já arrecadou $160 mil dólares. Glen disse: “Quem não teria retornado todo o dinheiro deve ser doente, de uma forma ou de outra. Eu posso parecer doente, mas eu sou um gênio!”
Glen e Ethan, são homens raros neste mundo. A maioria de nós não teria feito o que eles fizeram, nas mesmas circunstâncias. Ainda assim, veja o retorno que eles tiveram pelos seus atos.
Todo IntelliMan é (ou aprende a ser) generoso.
Seu desafio esta semana será fazer pelo menos três gestos de generosidade, sem nenhum interesse pessoal, simplesmente para fazer o bem a alguém. Há muitas maneiras de dar, muitas coisas que você pode dar (não apenas dinheiro), e muita gente precisando receber. Desde tirar seu tempo para brincar com seu filho (se você raramente faz isso), até ensinar algo a um colega no trabalho, até mesmo uma oferta para algum projeto na igreja — as oportunidades estão em todo lugar. Portanto, pense bem e faça sua dádiva da melhor forma possível. Seja generoso! Doe-se! E não tenha medo de que vá faltar para você. Fique feliz por quem recebeu.
Caderno de Notas: Escreva como você se sentiu fazendo este desafio. Foi difícil dar? Por quê? Como a pessoa que recebeu reagiu? Como você pode agir daqui para frente para ser mais generoso?
Parceiro Oficial: Qualquer dia desses, dê um presente para o seu parceiro, algo que demonstre sua gratidão e amizade.
Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #44, que será lançado daqui a uma semana.
Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:
Desafio IntelliMen #43 concluído: Eu sou maior do que dinheiro. (Acrescente qualquer comentário, talvez contando algum gesto de generosidade que fez e o resultado.)
Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)
 
Checklist de verificação
Fiz os três gestos de generosidade esta semana
☐  Escrevi minhas reflexões em meu Caderno de Notas
Dei um presente para o meu parceiro
Postei meus comentários no Facebook/Twitter
 
Frases:
Enquanto eu corri atrás do dinheiro, eu nunca tive o suficiente. Quando eu firmei um propósito na vida e foquei em dar de mim mesmo e de tudo que eu tinha, aí eu me tornei próspero. — Wayne Dyer