thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Desafio IntelliMen #30

Imagem de capa - Desafio IntelliMen #30

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #30

Não fazer antes de iniciar o Desafio #29.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Usar a negatividade dos outros a seu respeito como combustível para conseguir o que quer.

Explicação: Talvez você já conheça a história real de Carl Brashear, o primeiro negro a se tornar Mergulhador de Combate Chefe da Marinha dos EUA. O personagem dele foi o protagonista do filme “Homens de Honra”, baseado em sua história. Se você não assistiu esse filme ainda, faça um favor a si mesmo: vá a uma locadora, alugue o DVD, ou busque o filme na Internet, tire duas horas e assista. Nenhum IntelliMan pode deixar de assistir esse filme. Mas aqui vai uma sinopse de 4 minutos:

 

 

Entre tantas lições desta história real, uma das principais é como Carl Brashear usa a implacável discriminação que sofreu como energia para conquistar o que queria. Em vez de se fazer de vítima ou de odiar seus perseguidores, ele transformou toda aquela rejeição em força e motivação. Ele foi mais inteligente que seus perseguidores pois usou as armas deles a seu próprio favor.

Como homem, você tem que aprender a fazer a mesma coisa. Neste mundo você sofrerá negatividade das pessoas, de várias formas e diferentes intensidades. Alguns são discriminados pela cor, outros pela raça, outros pela fé, outros pela aparência, outros pela limitada formação acadêmica… Não há limites para a discriminação. Você já foi discriminado alguma vez? Já sofreu injustiças pelos preconceitos de outros? Então você entende, pelo menos um pouco, o que Carl Brashear passou.

Portanto, seu desafio esta semana é identificar algum sonho ou desejo seu que talvez tenha sido roubado ou assassinado pelo preconceito e negatividade de outras pessoas. O que elas falaram, pensaram ou fizeram a seu respeito lhe fez desistir de persegui-lo. Você ainda quer de verdade alcançar esse sonho? É algo que vale a pena sua luta e sacrifício? Então você vai resgatar, ressuscitar esse sonho e usar a negatividade dos outros como combustível para persegui-lo.

É claro que o objetivo principal aqui não é provar nada para ninguém, senão para você mesmo. Você deve perseguir um sonho que seja importante para você, e não alguma sorte de competição ou vingança contra ninguém.

E a partir deste desafio, todas as vezes que você sofrer rejeição de alguém, usará isso como energia para vencer.

Caderno de Notas: Tire alguns minutos para refletir sobre este desafio. Identifique um sonho que ainda bate no fundo do seu coração, mas que foi sufocado pela negatividade dos que disseram que você não podia. Escreva este sonho no seu caderno. Talvez você tenha mais que um — fique livre para escrever quantos quiser. Mas no final, escolha um. É este que você vai começar a trabalhar para perseguir e alcançar.

Parceiro Oficial: Motive seu parceiro a perseguir o sonho dele.

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente, antes do Desafio #31 que será lançado daqui a uma semana. A conquista do seu sonho poderá levar anos, mas o primeiro passo começa já!

Postar: Depois — e somente depois — de você ter iniciado este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #30 concluído: A partir de agora, toda negatividade que eu receber dos outros usarei como força para perseguir meus sonhos.

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Assisti o filme “Homens de Honra”
Identifiquei a negatividade que sofri dos outros sobre meus sonhos
Anotei no meu Caderno de Notas e dei o meu primeiro passo em busca do meu sonho esta semana
Eu e meu Parceiro conversamos sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter

 

Frase:

“Por que você quer tanto isso?” perguntou a namorada a Carl Brashear, que respondeu: “Por que disseram que eu não conseguiria.”

 

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…