thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Desafio IntelliMen #28

Imagem de capa - Desafio IntelliMen #28

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #28

Não fazer antes de completar o Desafio #27.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Resolver um problema interessante — seu ou de alguém.

Explicação: Homens são solucionadores de problemas. IntelliMen são especialistas em solucionar problemas. Quando Deus criou o homem, lhe deu tarefas. Dominar os animais na terra, no mar e no ar. Cultivar a terra. Guardá-la e protegê-la. Dar nome às coisas. E deixou o homem descobrir, praticamente por si mesmo, como fazer tudo isso. E assim o homem vem descobrindo, criando e inventando soluções para todos os tipos de problemas na terra. Não é por acaso que na sua vasta maioria, as invenções e soluções para os desafios da humanidade surgiram de homens, não de mulheres. (Não é subestimar a capacidade feminina, ao contrário; apenas apontamos esse fato para ressaltar a inclinação natural do homem a buscar e encontrar soluções. A mulher normalmente busca conexão através de relacionamentos. O homem busca reconhecimento através de realizações.)

Ser homem inteligente é ser especialista em resolver problemas. Um homem que foge dos problemas, se acua, ou vai chorar num canto por causa deles não é visto como um homem de verdade. Homens enfrentam seus problemas e com inteligência buscam soluções.

Por isso seu desafio esta semana será encontrar um problema interessante e resolvê-lo. O que é um problema interessante? Basicamente, é um problema que:

  1. Você pode (tem capacidade e autonomia para) resolver
  2. Vale a pena resolver porque a solução trará melhorias na sua vida ou de outras pessoas

Uma infiltração no seu telhado é um problema interessante. A chuva não. (Apesar da chuva ser um problema para você se o seu telhado está vazando, você não pode resolver nem trará melhorias para a sua vida ou a dos outros).

Busque problemas interessantes que precisam ser resolvidos na sua vida ou na de alguém próximo a você. Permita-se um desafio. Talvez você não possa solucionar a crise econômica no seu país, mas pode encontrar algo um tanto desafiador na sua própria vida ou na de um familiar/amigo.

Você não terá dificuldades de encontrar problemas esperando soluções. Na sua vida, na sua casa, no seu trabalho… problemas não faltam. Do que você, ou pessoas próximas, vivem reclamando? Que tal parar de reclamar e começar a trabalhar na solução?

Caderno de Notas: Se já sabe o problema, escreva-o no seu caderno. Se ainda não sabe, ande pela sua casa com seu caderno. Vá a todos os cômodos. Saia e dê uma volta na casa. Anote os problemas que você vê fisicamente na casa. Depois escreva os nomes de quem mora com você. Quais os problemas que essas pessoas geralmente reclamam? Escreva pelo menos um problema ao lado de cada nome. Faça o mesmo no seu trabalho ou escola. Daí escolha desta lista UM problema que você irá resolver. (Não faça nada sem a permissão de alguém ou que coloque a si mesmo ou outros em risco.)

Parceiro Oficial: Talvez seu parceiro tenha um problema que você possa ajudar a resolver… Não é obrigatório que faça isso por seu parceiro, apenas considere. De qualquer forma, conversem sobre esse desafio e o que decidiram fazer.

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente, antes do Desafio #29 que será lançado daqui a uma semana. Você pode não solucionar o problema antes do próximo desafio, mas deverá começar a trabalhar nele já esta semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter iniciado este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #28 concluído: Sou especialista em resolver problemas. (Pode acrescentar comentários sobre o problema que decidiu resolver neste desafio.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Identifiquei um problema para solucionar e já comecei a agir na solução
Anotei no meu Caderno de Notas
Eu e meu Parceiro conversamos sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter

  Curta nossa página no Facebook. 0% de besteira garantido — ou o seu click de volta.

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…