Rede aleluia
Desafio IntelliMen #27
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Renato Cardoso | 1 de julho de 2013 - 18:57


Desafio IntelliMen #27

Desafio IntelliMen #27

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #27

Não fazer antes de completar o Desafio #26.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Terminar um projeto que abandonou.

Explicação: Um dos maiores bens que um homem tem é a sua palavra. Se você dá a sua palavra a alguém, você deve honrá-la. E a primeira pessoa com quem você deve praticar isso é você mesmo. Quando você começa a se prometer coisas e depois não as cumpre, você está ensinando o seu cérebro a não crer em você mesmo. (Leia esta última frase de novo.)

Veja o impacto que isso pode ter na sua vida. Deixe-me dar-lhe um exemplo. Se alguém um dia mentiu para você, o que essa mentira causou nesse relacionamento? No mínimo você passou a ter dúvidas daquela pessoa. Talvez não confiou mais nela ou até rompeu o seu contato. Por quê? Porque ela se mostrou não merecedora da sua confiança.

O mesmo acontece quando falamos uma coisa para nós mesmos, decidimos que vamos fazer algo, e daí por pura falta de empenho não cumprimos nossa palavra. “Vou estudar para a prova este fim-de-semana.” Quando chega lá, você arruma uma desculpa para não fazê-lo. “Vou perder peso, com certeza.” No almoço você já esqueceu do que falou. “Essa ideia é brilhante, vou agir nisso.” Talvez até começou, mas outras coisas apareceram e você desistiu.

O Projeto IntelliMen é um grande exemplo disso. Quantos começaram e quantos ainda estão nele? Quantos têm tido problemas com o parceiro desistindo? Isso mostra a gravidade da situação. É um mal generalizado. A maioria dos homens é assim. Começam e não terminam o que começaram. Mentem a si mesmos. As consequências são desastrosas porque quando alguém mente para você, você deixa de crer nele.

Talvez a sua falta de autoconfiança, de crença em si mesmo, tenha a ver com essa terrível prática?

Homens inteligentes terminam o que começam. (A não ser que o que começaram realmente não teria proveito em terminar. Às vezes descobrimos que foi um erro e a melhor coisa é realmente abortar o projeto.)

Portanto, seu desafio esta semana é identificar um projeto, ideia, tarefa, propósito ou qualquer outra promessa que você tenha feito a si mesmo ou outra pessoa e dar continuidade até terminá-lo. Todos nós temos algo desse tipo em nossas vidas. Pense em algo que realmente seja importante e lhe trará maior benefício e prazer em conclui-lo.

Entre terminar de pintar a casa e pagar uma dívida com o seu vizinho, por exemplo, a dívida toma prioridade.

Caderno de Notas: Tire uns 10-15 minutos para refletir sobre seus projetos inacabados. Anote todos eles em seu caderno. Isso lhe servirá para decidir quais irá abortar de uma vez por todas e quais irá manter para eventualmente concluir. Escolha um e aja nele ainda esta semana.

Parceiro Oficial: Converse com seu parceiro sobre qual o projeto identificaram e a que ponto esse problema de não terminar o que começa tem lhes afetado.

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente, antes do Desafio #28 que será lançado daqui a uma semana. Você pode não concluir o projeto antes do próximo desafio, mas deverá começar a trabalhar nele antes.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter iniciado este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #27 concluído: Nunca mais mentirei a mim mesmo. (Acrescente seus pensamentos e conclusões tiradas deste desafio.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Identifiquei um projeto inacabado e retomei as atividades para conclui-lo
Anotei no meu Caderno de Notas uma lista de coisas inacabadas que tenho
Eu e meu Parceiro conversamos sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter

 

Frase:

Está terminado! — Jesus, ao morrer na cruz, declarando a conclusão do seu objetivo na Terra. (João 19.30)


reportar erro