thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Desafio IntelliMen #27

Imagem de capa - Desafio IntelliMen #27

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #27

Não fazer antes de completar o Desafio #26.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Terminar um projeto que abandonou.

Explicação: Um dos maiores bens que um homem tem é a sua palavra. Se você dá a sua palavra a alguém, você deve honrá-la. E a primeira pessoa com quem você deve praticar isso é você mesmo. Quando você começa a se prometer coisas e depois não as cumpre, você está ensinando o seu cérebro a não crer em você mesmo. (Leia esta última frase de novo.)

Veja o impacto que isso pode ter na sua vida. Deixe-me dar-lhe um exemplo. Se alguém um dia mentiu para você, o que essa mentira causou nesse relacionamento? No mínimo você passou a ter dúvidas daquela pessoa. Talvez não confiou mais nela ou até rompeu o seu contato. Por quê? Porque ela se mostrou não merecedora da sua confiança.

O mesmo acontece quando falamos uma coisa para nós mesmos, decidimos que vamos fazer algo, e daí por pura falta de empenho não cumprimos nossa palavra. “Vou estudar para a prova este fim-de-semana.” Quando chega lá, você arruma uma desculpa para não fazê-lo. “Vou perder peso, com certeza.” No almoço você já esqueceu do que falou. “Essa ideia é brilhante, vou agir nisso.” Talvez até começou, mas outras coisas apareceram e você desistiu.

O Projeto IntelliMen é um grande exemplo disso. Quantos começaram e quantos ainda estão nele? Quantos têm tido problemas com o parceiro desistindo? Isso mostra a gravidade da situação. É um mal generalizado. A maioria dos homens é assim. Começam e não terminam o que começaram. Mentem a si mesmos. As consequências são desastrosas porque quando alguém mente para você, você deixa de crer nele.

Talvez a sua falta de autoconfiança, de crença em si mesmo, tenha a ver com essa terrível prática?

Homens inteligentes terminam o que começam. (A não ser que o que começaram realmente não teria proveito em terminar. Às vezes descobrimos que foi um erro e a melhor coisa é realmente abortar o projeto.)

Portanto, seu desafio esta semana é identificar um projeto, ideia, tarefa, propósito ou qualquer outra promessa que você tenha feito a si mesmo ou outra pessoa e dar continuidade até terminá-lo. Todos nós temos algo desse tipo em nossas vidas. Pense em algo que realmente seja importante e lhe trará maior benefício e prazer em conclui-lo.

Entre terminar de pintar a casa e pagar uma dívida com o seu vizinho, por exemplo, a dívida toma prioridade.

Caderno de Notas: Tire uns 10-15 minutos para refletir sobre seus projetos inacabados. Anote todos eles em seu caderno. Isso lhe servirá para decidir quais irá abortar de uma vez por todas e quais irá manter para eventualmente concluir. Escolha um e aja nele ainda esta semana.

Parceiro Oficial: Converse com seu parceiro sobre qual o projeto identificaram e a que ponto esse problema de não terminar o que começa tem lhes afetado.

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente, antes do Desafio #28 que será lançado daqui a uma semana. Você pode não concluir o projeto antes do próximo desafio, mas deverá começar a trabalhar nele antes.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter iniciado este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #27 concluído: Nunca mais mentirei a mim mesmo. (Acrescente seus pensamentos e conclusões tiradas deste desafio.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Identifiquei um projeto inacabado e retomei as atividades para conclui-lo
Anotei no meu Caderno de Notas uma lista de coisas inacabadas que tenho
Eu e meu Parceiro conversamos sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter

 

Frase:

Está terminado! — Jesus, ao morrer na cruz, declarando a conclusão do seu objetivo na Terra. (João 19.30)