thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Desafio IntelliMen #25

Imagem de capa - Desafio IntelliMen #25

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #25

Não fazer antes de completar o Desafio #24.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Identificar imaturidade e desenvolver a maturidade.

Explicação: Veja o que um dos grandes homens da história, Paulo de Tarso, disse:

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
1 Coríntios 13.11

Uma das reclamações constantes de mulheres a respeito dos homens de hoje em dia é sobre sua imaturidade. Mães que vivem sustentando seus filhos já adultos. Mulheres que procuram um homem na sua faixa de idade e só encontram meninos vestidos de homem (às vezes nem isso). Namoradas que reclamam do namorado muito sentimental. Esposas que aturam o marido jogando vídeo game a noite toda.

Não, elas não estão sendo chatas e exigentes. Muitos homens realmente têm agido como meninos.

Não me leve a mal. Ter um pouco de menino em nós é saudável. Do contrário, a seriedade da vida nos levaria a um enfarte ainda na flor da idade. Mas apenas um pouco, não em excesso. Além disso, quando digo imaturidade me refiro principalmente às atitudes, sentimentos, pensamentos e comportamentos infantis. Coisas já não apropriadas a um homem ou um rapaz que está (ou deveria estar) amadurecendo.

Sei que temos homens fazendo este desafio que variam em idade de 8 a 88 anos. É claro que um menino de 12 anos não terá a maturidade de um homem de 30, que por sua vez não será maduro como um avô de 65. Ser maduro é estar bem ajustado à sua época e situação, como uma fruta madura. Sendo assim, todos podem buscar a maturidade.

Existe um período quando a fruta atinge seu melhor sabor e conteúdo. Antes e depois disso ela já não é igual ou adequada. Assim deve ser o homem inteligente — atitudes certas, no tempo certo.

Um IntelliMan deve pensar, agir, falar, sentir e se comportar de forma adequada à sua idade e situação. Note que não é só a idade. Um homem casado de 25 anos não se comporta como um solteiro da mesma idade. Mesma idade, situações diferentes — maturidades diferentes.

Portanto seu desafio esta semana é avaliar o seu nível de maturidade e ver onde precisa desenvolvê-la mais.

  • Sua idade e situação pedem de você que tipo de atitudes, pensamentos, conversas, sentimentos e comportamentos?
  • Quão bem você tem cumprido suas responsabilidades?
  • Há pessoas ao seu redor que se sentem frustradas com você? Será que o que elas estão notando tem a ver com sua imaturidade?
  • Você está satisfeito com você mesmo, com a maneira que você se comporta diante de várias situações?
  • Como você acha que Deus vê a sua maturidade atualmente? Você percebe Ele buscando lhe amadurecer mais para lhe dar maiores bençãos e responsabilidades?

Não apenas leia essas perguntas rapidamente. Volte a cada uma delas e pense profundamente nas respostas.

Caderno de Notas: Ao pensar nas respostas, escreva seus pensamentos em seu caderno. Depois de considerar todas as perguntas, você deverá chegar a algumas conclusões sobre onde precisa melhorar sua maturidade e que “coisas de menino” precisa abandonar.

Parceiro Oficial: Converse com o seu parceiro a respeito do que descobriram sobre si mesmos nesse desafio. Compartilhem o que decidiram fazer sobre suas conclusões.

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #26 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #25 concluído: Estou deixando as coisas de menino. (Acrescente outros comentários que achar apropriado.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Refleti sobre meu nível de maturidade
Anotei as respostas em meu Caderno de Notas
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter

 

Frase:

Você é jovem apenas uma vez, mas você pode sempre ser imaturo. – Dave Barry