Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Renato Cardoso | 1 de junho de 2013 - 09:12


Desafio IntelliMen #23

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #23

Não fazer antes de completar o Desafio #22.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Adotar um novo bom hábito.

Explicação: O ser humano é tão dependente de hábitos que é praticamente impossível eliminar um mau hábito sem substituí-lo por um outro hábito — de preferência bom, claro. No desafio anterior você buscou eliminar um mau hábito. Como estão seus esforços? Se você tem sucedido, é porque provavelmente tem conseguido trocar seu mau hábito por um bom. Se tem falhado, é porque falta adotar um bom hábito no lugar do mau.

Nunca é demais desenvolver um bom hábito. Quanto mais tivermos, melhores seremos. Pessoas de sucesso têm hábitos bem diferentes de pessoas medíocres. Por isso seu desafio esta semana é definir um bom hábito que lhe trará bons resultados e desenvolvê-lo até que se torne natural a você. Normalmente demora de 21 a 40 dias para se desenvolver um bom hábito.

Para definir seu novo hábito, pense no que você quer alcançar na sua vida. Em seguida, pense nos hábitos que você precisará para alcançar aquilo. Por exemplo, alguém que quer pagar todas as suas dívidas e nunca mais viver endividado precisará de alguns novos hábitos, incluindo: anotar todos os seus gastos, não comprar mais por impulso, viver de forma mais simples para sobrar mais dinheiro, deixar de usar o cartão de crédito e só comprar à vista, entre outros.

Se alguém quer ser o melhor aluno da classe ou da escola, terá de desenvolver alguns novos hábitos para alcançá-lo. Se um homem quiser ser um ótimo marido e pai, a mesma coisa — bem como quem quiser ser um homem de fé, espiritual, mais próximo de Deus.

Portanto, pense no resultado que quer e se pergunte: “Quais os novos hábitos que eu preciso ter para alcançar isso?” Você provavelmente irá identificar mais que um hábito, mas escolha apenas um para começar (depois pode trabalhar no próximo etc.). Daí comece a trabalhar diariamente neste hábito. Hábito é algo que fazemos repetidamente 100% do tempo, sempre, sem exceção. Por exemplo, se você quer criar o hábito de acordar cedo, você tem que programar seu alarme para aquela hora e se levantar imediatamente, não importa quão sonolento esteja ou a hora que você foi dormir na noite anterior. (Essa disciplina logo lhe ensinará a dormir mais cedo também, criando assim um outro bom hábito.)

Lembre-se, use seu cérebro para ser mais esperto que seus maus hábitos. Faça coisas que lhe forcem a praticar o bom hábito, de forma que você não terá outra escolha senão fazê-lo. No caso de acordar cedo, por exemplo, colocar o alarme longe da cama lhe forçará a se levantar para desligá-lo, não simplesmente mover o braço, desligar o alarme e voltar a dormir…

Sempre que desanimar, lembre-se do seu objetivo, do resultado que terá se manter seu novo hábito. Persista. Comece de novo se falhou. Quarenta dias passam rápido… Mas as recompensas são para a vida toda!

Caderno de Notas: Escreva o resultado que você quer alcançar e quais os hábitos precisará para isso. Marque o hábito que você escolheu e o que vai fazer todos os dias para desenvolvê-lo.

Parceiro Oficial: Converse com o seu parceiro sobre este desafio. Falem sobre o bom hábito que identificaram e o que decidiram fazer para desenvolvê-lo.

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #24 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #23 concluído: Comecei a desenvolver um novo bom hábito. (Acrescente outros comentários que quiser.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Identifiquei o resultado que quero e os novos hábitos que preciso para alcançá-lo
Escolhi um bom hábito para desenvolver
Fiz minhas anotações em meu Caderno de Notas
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter

 

Frase:

Somos o que fazemos repetidamente. – Aristóteles


reportar erro