thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Desafio IntelliMen #23

Imagem de capa - Desafio IntelliMen #23

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #23

Não fazer antes de completar o Desafio #22.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Adotar um novo bom hábito.

Explicação: O ser humano é tão dependente de hábitos que é praticamente impossível eliminar um mau hábito sem substituí-lo por um outro hábito — de preferência bom, claro. No desafio anterior você buscou eliminar um mau hábito. Como estão seus esforços? Se você tem sucedido, é porque provavelmente tem conseguido trocar seu mau hábito por um bom. Se tem falhado, é porque falta adotar um bom hábito no lugar do mau.

Nunca é demais desenvolver um bom hábito. Quanto mais tivermos, melhores seremos. Pessoas de sucesso têm hábitos bem diferentes de pessoas medíocres. Por isso seu desafio esta semana é definir um bom hábito que lhe trará bons resultados e desenvolvê-lo até que se torne natural a você. Normalmente demora de 21 a 40 dias para se desenvolver um bom hábito.

Para definir seu novo hábito, pense no que você quer alcançar na sua vida. Em seguida, pense nos hábitos que você precisará para alcançar aquilo. Por exemplo, alguém que quer pagar todas as suas dívidas e nunca mais viver endividado precisará de alguns novos hábitos, incluindo: anotar todos os seus gastos, não comprar mais por impulso, viver de forma mais simples para sobrar mais dinheiro, deixar de usar o cartão de crédito e só comprar à vista, entre outros.

Se alguém quer ser o melhor aluno da classe ou da escola, terá de desenvolver alguns novos hábitos para alcançá-lo. Se um homem quiser ser um ótimo marido e pai, a mesma coisa — bem como quem quiser ser um homem de fé, espiritual, mais próximo de Deus.

Portanto, pense no resultado que quer e se pergunte: “Quais os novos hábitos que eu preciso ter para alcançar isso?” Você provavelmente irá identificar mais que um hábito, mas escolha apenas um para começar (depois pode trabalhar no próximo etc.). Daí comece a trabalhar diariamente neste hábito. Hábito é algo que fazemos repetidamente 100% do tempo, sempre, sem exceção. Por exemplo, se você quer criar o hábito de acordar cedo, você tem que programar seu alarme para aquela hora e se levantar imediatamente, não importa quão sonolento esteja ou a hora que você foi dormir na noite anterior. (Essa disciplina logo lhe ensinará a dormir mais cedo também, criando assim um outro bom hábito.)

Lembre-se, use seu cérebro para ser mais esperto que seus maus hábitos. Faça coisas que lhe forcem a praticar o bom hábito, de forma que você não terá outra escolha senão fazê-lo. No caso de acordar cedo, por exemplo, colocar o alarme longe da cama lhe forçará a se levantar para desligá-lo, não simplesmente mover o braço, desligar o alarme e voltar a dormir…

Sempre que desanimar, lembre-se do seu objetivo, do resultado que terá se manter seu novo hábito. Persista. Comece de novo se falhou. Quarenta dias passam rápido… Mas as recompensas são para a vida toda!

Caderno de Notas: Escreva o resultado que você quer alcançar e quais os hábitos precisará para isso. Marque o hábito que você escolheu e o que vai fazer todos os dias para desenvolvê-lo.

Parceiro Oficial: Converse com o seu parceiro sobre este desafio. Falem sobre o bom hábito que identificaram e o que decidiram fazer para desenvolvê-lo.

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #24 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #23 concluído: Comecei a desenvolver um novo bom hábito. (Acrescente outros comentários que quiser.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Identifiquei o resultado que quero e os novos hábitos que preciso para alcançá-lo
Escolhi um bom hábito para desenvolver
Fiz minhas anotações em meu Caderno de Notas
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter

 

Frase:

Somos o que fazemos repetidamente. – Aristóteles