thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Desafio IntelliMen #18

Imagem de capa - Desafio IntelliMen #18

Homens. Inteligentes.

 

Desafio #18

Não fazer antes de concluir o Desafio #17.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Ensinar uma habilidade ou outro ensinamento útil ao seu parceiro.

Explicação: O homem inteligente entende o poder de ensinar. Ensinar é dar de si mesmo para alguém. E quando você dá, você recebe mais ainda. Mas a competitividade natural entre os homens os faz um tanto egoístas. Pensam que se compartilharem o que sabem, estarão dando vantagem aos “concorrentes” (outros homens) e assim ficarão para trás. Por isso não é muito comum encontrar homens que queiram ajudar outros homens sem receber pagamento por isso.

Mas o IntelliMan entende que ensinar é o segredo de aprender e sempre estar à frente.

Esta semana seu desafio será ensinar ao seu Parceiro Oficial algo que você faz bem e pratica — e que seria útil a ele. Pode ser qualquer habilidade ou outro ensinamento útil, um conhecimento prático que você possa transferir para seu parceiro.

Pense em algo que você tem habilidade de fazer, que é útil para você mesmo, e que é transferível em pouco tempo de explicação ou demonstração ao seu parceiro. “Em pouco tempo” porque imagino que você não possa dedicar horas com seu parceiro toda semana por três anos ensinando-o a tocar piano, por exemplo. Tem que ser algo que você possa ensinar em pouco tempo — mesmo que seja apenas para dar uma introdução ao assunto, para que ele então depois continue aprendendo por ele mesmo. No caso do piano, talvez você não possa ensinar toda semana, mas você pode em uma hora dar dicas do que ele tem que fazer para aprender o piano — por onde começar, o que deve estudar, como praticar etc.

Pergunte-se: “O que eu sei fazer que me é muito útil e também poderia ser ao meu parceiro?” Para definir isso, talvez você possa começar com uma lista do que você sabe fazer. Escreva suas habilidades. Lembre-se do que as pessoas geralmente falam para você, “você é bom nisso…” — e coloque na lista também. Apenas como exemplos de coisas que alguns possam incluir na lista:

  • Dirigir automóvel
  • Usar bem um certo programa no computador
  • Um método de estudar que sempre lhe garante boas notas
  • Uma fonte de aprendizado que você usa e lhe ajuda muito (como um site educativo na Internet, por exemplo)
  • Como escrever bem
  • Uma dica de como ganhar tempo
  • Como falar e se apresentar bem em público
  • Como se manter em boa forma física
  • Como você vence uma tentação
  • Como você quebrou um mau hábito ou adquiriu um bom hábito
  • Uma dica para lidar com a esposa
  • Algo que você pratica para se manter espiritualmente forte
  • Dicas de como ser mais produtivo no trabalho
  • Como organizar suas finanças

Esta lista pode ser muito mais longa, pois todos têm habilidades que são úteis para outros também. Então, não se limite à lista acima. (Se você têm outras sugestões, pode acrescentá-las nos comentários abaixo para outros lerem.)

Uma vez identificando o que você pode ensinar ao seu parceiro, tenha uma conversa com ele, veja se ele tem interesse em aprender aquilo, e vá em frente — seja o professor dele por alguns minutos!

Caderno de Notas: Use seu caderno para fazer a lista acima, das suas habilidades e outras coisas que você poderia ensinar. Este exercício será útil a você mesmo, até para refletir sobre seus talentos.

Parceiro Oficial: Todo esse desafio envolve seu parceiro. Além de ensiná-lo, você também separará um tempo para aprender algo que ele vai lhe ensinar. (Desde o início do Projeto temos enfatizado a importância de você ter um bom parceiro. Este desafio mostra outra razão do porquê. É claro que você pode fazer esse desafio ensinando qualquer outra pessoa que não seja seu parceiro. Se essa for a sua dificuldade, vá em frente. Mas lembre-se que a ideia original é vocês ajudarem um ao outro, para crescerem juntos. Como diz em Provérbios 27:17, Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.)

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #19 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #18 concluído: Ensinei o meu parceiro a… (complete a frase, e diga também o que aprendeu com ele.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Fiz a lista das minhas habilidades no meu Caderno de Notas
Ensinei algo ao meu Parceiro
Aprendi algo com o meu Parceiro
Postei meu comentário no Facebook/Twitter