thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Desafio IntelliMen #16

Imagem de capa - Desafio IntelliMen #16

 Homens. Inteligentes.

 

Desafio #16

Não fazer antes de concluir o Desafio #15.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Fazer um pacto com seus olhos de não cobiçar nenhuma mulher.

Explicação: Ok, talvez este seja o desafio mais difícil até agora. Bem mais difícil que o Desafio #11 multiplicado por dois. A questão é que os olhos do homem são atraídos por mulheres, especialmente as jovens e bonitas. Mas esse não é o problema. Há boas razões porque Deus nos criou assim. O homem talvez nunca procuraria uma mulher se não se sentisse atraído por ela. Não haveria casamentos. Não haveria filhos. A raça humana estaria fadada à extinção. Portanto, essa atração natural tem uma razão de ser. Mas o problema começa com o descontrole e a falta de disciplina.

Quando o homem olha para uma mulher, que não seja a sua esposa, com desejo ou cobiça , ele passa a trazer muitas complicações para si mesmo, entre elas:

  • Fica distraído de suas outras atividades importantes (motoristas que o digam)
  • Alimenta pensamentos impuros
  • Começa a olhar a mulher como um objeto de prazer
  • Desrespeita aquela mulher
  • Provoca o ciúme de sua esposa ou namorada
  • Dá mau exemplo para seus filhos e outros que o estimam
  • Estimula hábitos negativos como masturbação e pornografia

O problema é tão sério que o próprio Senhor Jesus viu a necessidade de lidar com ele diretamente:

Mas Eu lhes digo: Quem olhar para uma mulher e desejar
possuí-la já cometeu adultério no seu coração. Mateus 5.28

Mas antes mesmo de Jesus falar isso, Jó, que era marido e pai de filhas, tinha determinado a seguinte solução para vencer o problema:

Fiz pacto com os meus olhos de não olhar com cobiça para as moças. Jó 31.1

Como você pode ver, esse problema é antigo. E olha que naquela época as moças viviam cobertas da cabeça aos pés com longas túnicas que cobriam praticamente tudo… Hoje em dia, do jeito que as mulheres se vestem, é quase impossível não olhar. (Você mulher que lê isso — sim, eu sei que há mulheres espiando os desafios por aqui… rsrs, mas sem problema pode continuar — veja se coopera e não piora o pleito do pobre homem cristão… Procure se vestir com discrição. É só um pedido.)

Mas “quase impossível” não é impossível. Você pode treinar os seus olhos a rebater como uma bola na trave quando olharem para uma mulher. Bateu, voltou. Quer dizer, sem perceber você olhou para a mulher, mas assim que percebeu, desviou o olhar para outro lugar. Requer uma certa prática mas funciona.

Portanto, esse é seu desafio esta semana. Será que você consegue? Pelo menos por uma semana? Faça o pacto!

Caderno de Notas: Anote os versículos acima em seu caderno. Leia também na sua Bíblia Gênesis capítulo 39. E faça algumas anotações sobre o que leu.

Parceiro Oficial: Converse com seu parceiro sobre este desafio, de homem para homem. Falem sobre esse problema e como vocês têm lidado com ele.

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #17 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter começado este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #16 concluído: Para mim essa experiência foi… (Acrescente seus pensamentos e conclusões tiradas deste desafio.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Fiz o pacto com meus olhos de não olhar com cobiça para mulheres
Li Gênesis 39 e anotei minhas conclusões em meu Caderno de Notas
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
Postei meu comentário no Facebook/Twitter