thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Desafio IntelliMen #14

Imagem de capa - Desafio IntelliMen #14

Homens. Inteligentes.

 

Desafio #14

Não fazer antes de concluir o Desafio #13.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Disciplinar-se em guardar uma quantidade de dinheiro regularmente.

Explicação: Uma das características principais de um homem é ser provedor. Ele luta para nunca se tornar um fardo para ninguém. E quando ele assume a responsabilidade de cuidar de outras pessoas, por exemplo quando ele se casa e tem filhos, ele cumpre essa obrigação. Portanto, o homem inteligente é trabalhador. Mas não só isso. Ele não só trabalha com os braços, mas principalmente com a cabeça. E a sua inteligência lhe faz consciente de que se ele sempre gasta todo o dinheiro que recebe, um dia ele ficará sem dinheiro.

O homem sensato tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura,
mas o insensato não, porque gasta tudo o que ganha. –
Provérbios 21.20

Seu desafio esta semana, e daqui para frente, será criar uma disciplina financeira de não gastar todo seu dinheiro, sempre. Você vai se programar para guardar e/ou investir uma porcentagem de sua renda regularmente. Não importa o quanto você ganha, se milhões ou apenas um trocado do seu pai para comer lanche na escola. O que importa é o PRINCÍPIO e a disciplina.

Considere esta proposta seguida por muitos milionários: o princípio 10-20-70. Isso quer dizer “devolva 10% para Deus, guarde ou invista 20% e viva com 70% da sua renda”. O segredo aqui está em seguir exatamente esta sequência. Se você for pagar suas contas e fazer suas compras antes de tirar seu dízimo e separar o que vai guardar ou investir, nunca vai sobrar nada. Você tem que ser disciplinado. Primeiro Deus, depois seu futuro, depois seu presente.

Não diga que você não pode ou não vai conseguir isso. Se você está atualmente muito apertado, talvez você diminua os 20% para 10% ou faça cortes nos seus gastos pessoais. Mas NUNCA toque no que é de Deus e nem deixe de separar algo para guardar para o futuro, por menor que seja. (Obviamente, nossas ofertas para Deus vêm somente depois de devolvermos o dízimo e são tiradas ou de nossas reservas, como um “investimento” no Reino de Deus, ou de nossas despesas, como um sacrifício.)

Então aí está seu desafio. Comece já. Faça os ajustes que tiver de fazer. Mantenha o controle do seu dinheiro “na ponta do lápis”. Não seja relaxado.

Caderno de Notas: Escreva sua decisão de guardar um valor regularmente. Especifique qual fórmula irá seguir: 10-20-70  ou 10-10-80 etc. Pense onde vai aplicar seu dinheiro, se em uma conta no banco, separada para o propósito, ou se em outro investimento que lhe trará mais dinheiro.

Parceiro Oficial: Converse com seu parceiro sobre este desafio. Troquem ideias sobre o que pensam a respeito, como irão aplicar essa disciplina, o que irão mudar nos seus hábitos etc. (Para você que é casado: você terá de ter essa conversa também com sua esposa. Isso é essencial.)

Prazo: Este desafio deve ser iniciado imediatamente, antes do Desafio #15 que será lançado daqui a uma semana. Obviamente, mantenha essa prática no futuro, pois lhe ajudará sempre.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter começado este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #14 concluído: Já coloquei a disciplina nas minhas finanças… (Acrescente qualquer outro comentário sobre sua experiência fazendo este desafio.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Comecei minha disciplina financeira
Anotei minha decisão e fórmula em meu Caderno de Notas
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio (e com a esposa, se casado)
Postei meu comentário no Facebook/Twitter

 

Para rir um pouco:

O que mudou entre 1990 e 2014

 

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…