thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Desafio IntelliMen #10

Imagem de capa - Desafio IntelliMen #10

Homens. Inteligentes.

 

Desafio #10

Não fazer antes de completar o Desafio #9.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Despertar sua raiva contra algo errado e usá-la inteligentemente para fazer o certo.

Explicação: “Se você não se levantar e lutar por uma causa, cairá por qualquer coisa.” Esta frase significa que o homem que não abraça uma boa causa e não luta por ela é fraco. A falta de firmeza, de saber em que acredita, de levantar uma bandeira é a razão por trás da fraqueza de muitos homens. Homens sem propósito, sem razão de ser, sem motivo para existir… Homens que apenas vegetam porque não abraçaram uma boa causa e por isso desperdiçam suas energias naquilo que é inútil. Fracos.

Mas um IntelliMan é forte. Por isso ele luta por uma boa causa. Um sinal de que você tem abraçado uma causa e lutado por ela é a sua raiva. Raiva contra algo errado, injusto, imoral, que não deveria estar acontecendo. Pense nos grandes homens que lutaram por uma causa. Moisés chegou a matar um egípcio, ainda que sem intenção, ao vê-lo maltratando um irmão hebreu. Davi se irou contra Golias. O Senhor Jesus chutou o pau da barraca dos religiosos e hipócritas, literalmente. Martinho Lutero se levantou contra as heresias católicas e iniciou o Protestantismo. Martin Luther King Jr. lutou contra a segregação racial nos EUA, assim como Nelson Mandela na África do Sul que passou 27 anos na prisão pela mesma causa. Não há espaço aqui para citar mais exemplos.

Mas verifique que todos eles levantaram uma bandeira contra algo errado, inaceitável, injusto. Foram ao extremo para mudar a situação. Eram homens revoltados, indignados com o que viam, mas não descontrolados. Souberam usar sua raiva de maneira inteligente e causaram mudanças radicais e positivas.

Um homem de verdade não pode ser passivo diante de injustiças, começando pela própria vida. Sim, antes de mudar uma nação você tem que começar a mudar a si mesmo. Portanto, este desafio lhe chama para identificar situações na SUA VIDA que deveriam lhe provocar raiva mas você tem sido passivo diante delas. Desperte sua raiva examinando atentamente sua vida. O que você vê de errado? O que não era para estar acontecendo? O que tem ferido suas crenças e princípios? Para onde sua vida está caminhando? Você está feliz com o que vê? Está satisfeito com os resultados? Será que você não está sendo pacífico demais com uma situação que já deveria ter mudado há muito tempo?

Leia este texto. Descubra sua raiva. Em seguida, decida quais atitudes inteligentes irá tomar a respeito delas. Então vá e libere esta raiva com atitudes firmes, decisivas, sem demora nem rodeios. Seja forte. Seja inteligente. Seja homem!

Caderno de Notas: Escreva a sua raiva e o que fará a respeito dela.

Parceiro Oficial: Converse com seu parceiro e troquem suas descobertas e conclusões sobre este desafio.

Prazo: Esta tarefa pode ser iniciada imediatamente e deve ser completada antes do Desafio #11 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter cumprido este desafio, poste sobre a sua maior raiva, aquela sobre a qual decidiu fazer algo a respeito. Poste no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #10 concluído: A minha maior raiva é… (acrescente seu comentário)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Li o texto recomendado
Identifiquei minha raiva e o que vou fazer a respeito
Anotei no meu Caderno de Notas
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
Postei no Facebook/Twitter