thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

CUIDADO COM OS ATALHOS

Uma vez uma pessoa veio me pedir ajuda. Eu me dispus a ajudar, mas ela não conseguiu esperar e a ansiedade fez que buscasse a ajuda que queria com outra pessoa.

O que isso me fez sentir? Obviamente aquela pessoa desperdiçou meu tempo e não confiou em mim e, por isso, foi buscar ajuda em outro lugar. Esse mesmo sentimento de desprezo e desconfiança é o que Deus sente quando não confiamos nEle, pois a confiança em Deus é uma das características mais importantes da fé.

Quando falamos em pessoa de fé, pensamos em alguém com atitude e aguerrido, mas a fé tem outro lado: o da confiança. Como uma moeda, a fé tem duas faces: a do ímpeto, de crer e se lançar, e a outra, que é o do esperar, confiar e crer sem ver. Quando você não confia, naturalmente faz o que lhe vem à cabeça e busca um atalho.

A pessoa que citei acima teve sérios problemas com a solução que achou porque não teve paciência de esperar. Ela conseguiu o que queria, mas sofreu desnecessariamente.

Não dá para acelerar o processo natural das coisas. Uma mulher espera nove meses para gestar um filho; se quer cozinhar, ela precisa esperar o fogo completar o trabalho; se quer aprender um idioma, tem que praticar todos os dias. Isso é confiança e paciência. Quando não colocamos em prática essa confiança e essa paciência em nosso cotidiano, sabotamos o processo, que pode se tornar ainda mais demorado.

Se você se sente desrespeitado, imagine Deus. Se você chegar para Deus e disser que Ele está demorando muito, imagine o insulto. A confiança é algo que aprendemos ao longo do tempo, infelizmente, quebrando a cabeça, percebendo que os atalhos podem tornar tudo mais demorado, observando que a ansiedade pode estragar nossos planos e, por fim, compreendendo que podemos e devemos confiar em Deus.

Você pode praticar o outro lado da moeda, que é confiar em Deus. Você não vai ver, não vai sentir, você simplesmente vai confiar na Palavra. Você pode não ter essa confiança em nenhum outro ser humano, pois, como está escrito em Jeremias 17.5, “maldito homem que confia no homem”, mas em Deus você pode confiar.