thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

CONSCIÊNCIA LIMPA LIVRA DO JUÍZO DE DEUS?

A consciência humana é um diferencial único entre todos os seres vivos. Enquanto a ciência busca explicações físicas para sua existência, a verdade é que a consciência não pode ser encontrada em nenhuma parte do corpo, pois ela é espiritual!

A consciência é única ao ser humano. Não há nenhuma indicação de que outros seres possuam a consciência que o ser humano tem sobre sua existência, seu futuro e seu passado. A consciência é algo espiritual, divino, que vai além da nossa matéria. Ela foi dada a nós por Deus, e a Bíblia fala muito sobre ela. No entanto, quero focar na famosa “consciência limpa”.

Muitas pessoas usam a expressão “a minha consciência está limpa” até mesmo para justificar atos errados, coisas ilícitas e injustas que praticam. Você pode encontrar pessoas que afirmam ter a consciência limpa mesmo depois de cometerem atrocidades. Então, o significado de “limpeza” pode ser diferente para cada um.

Podemos dizer com plena convicção que temos a consciência limpa quando, na verdade, ela está imunda, especialmente em relação aos padrões de pureza de Deus.

Em Romanos 2, o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, fala sobre a consciência:

“Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei.” (Romanos 2:14)

Deus revelou a sua lei ao povo de Israel inicialmente, mas essa lei não foi até então revelada às outras nações. Porém, o que Paulo está dizendo é que, quando o povo de Israel saía dos seus limites, encontrava entre os gentios parte da lei de Moisés que eles haviam aprendido. Como explicar isso? Esse povo pagão também pratica a ideia de que roubar é errado, matar é errado, adulterar é errado. Ou seja, eles não receberam as tábuas dos 10 mandamentos, mas há certas leis que parecem estar escritas no coração deles, ou seja, na consciência deles.

Você pode encontrar um ateu, uma pessoa que não acredita no Deus da Bíblia, mas que, mesmo dizendo que Deus não existe, abraça os mesmos ensinamentos de Jesus.

Não há explicação para isso; não podemos atribuir isso à evolução. Pelo contrário, a teoria da evolução prega a lei do mais forte, não a do mais justo. Então, é uma contradição afirmar que a evolução colocou isso em questão, pois a lei de Deus ensina que o mais forte deve cuidar do mais fraco, e não eliminá-lo.

“Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os.” (Romanos 2:15)

Ou seja, Deus escreveu a lei no coração das pessoas e lhes deu uma consciência para acusar ou confirmar. Assim, a consciência funciona como um juiz.

Por isso, muitas pessoas perdem a paz, a tranquilidade e até ficam doentes devido à consciência pesada. Ela fica constantemente acusando-as.

É importante notar que o que garante uma consciência sã é o fato de ela não ter sido corrompida ou cauterizada. A Bíblia fala de boa consciência e de consciência limpa (Hebreus 10:22), mas também fala de consciência corrompida (Tito 1:15), de consciência fraca (1 Coríntios 8:7) e de consciência cauterizada (1 Timóteo 4:2), que é aquela que está em um estado tão avançado de corrupção que não tem mais volta. Essas pessoas perdem a capacidade de julgar.

Portanto, para que eu possa me julgar corretamente, não posso me basear apenas na minha própria consciência, mas na Palavra de Deus, pois ela não muda, não se corrompe.

Se você quer ter uma consciência verdadeiramente limpa, terá que usar o “detergente” da Palavra de Deus, porque somente sob a ação dela nossa consciência pode passar no teste de limpeza. Caso contrário, você pode estar no meio da imundície achando que tudo está certo.

Acompanhe essa mensagem na íntegra no vídeo acima.

 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso