Como seu parceiro lida com estresse
Já perdi a conta de quantas vezes me dei mal por não saber detectar como a Cristiane lida com o estresse dela. Quem não se estressa hoje em dia? Por mais calmo, sereno e tranquilo que você possa ser, vai chegar o dia em que tudo o que podia dar errado vai dar — ao mesmo tempo. Problemas inesperados, pessoas difíceis, cobranças de outros e de si mesmo, frustrações, expectativas não cumpridas… um coquetel para deixar qualquer um estressado.
Quando o estresse vem, temos que fazer alguma coisa com ele. E cada um lida com seu estresse do seu jeito. Eu por exemplo entro em modo silencioso. Falo pouco, penso muito, não tenho vontade de rir de nada, nem o cachorrinho recebe um carinho. Já a Cristiane é o oposto. O estresse dela se derrama para fora e em todas as direções. Pensa muito e fala mais ainda (resultado: às vezes fala sem pensar). Não esconde as emoções. E pega o cachorrinho no colo, abraça, faz carinho nele, beija e fala com ele como se ele fosse o único que a entendesse naquele momento. (Na verdade, ele deve ficar tão perplexo quanto os humanos vendo a cena.)
A maneira que a Cristiane lida com o estresse dela não é muito diferente de outras mulheres, e tampouco a minha de outros homens.
A questão é que é muito, muito fácil o marido e a esposa interpretarem mal o comportamento que o parceiro manifesta quando está estressado.
O que eu faço quando estou sob estresse pode facilmente ser visto pela Cristiane como se eu estivesse chateado com ela, não quisesse incluí-la em meu mundo, e fosse um chato de marca maior. E eu já saí ferido muitas vezes das crises dela pensando que ela não me respeitava, não tinha domínio próprio, e tratava o cachorrinho melhor que a mim.
Mas hoje entendemos melhor o que está acontecendo. Estamos apenas estressados. Não é culpa de ninguém. Então ela me deixa no meu canto, e eu procuro ouvi-la e receber a enxurrada de emoções sem julgá-la nem levar para o lado pessoal. Nosso consolo é saber que logo aquilo vai passar. E passa.
Portanto, uma das melhores coisas que você pode fazer no seu relacionamento é reconhecer quando seu parceiro está estressado e como ele ou ela lida com isso. Uma vez sabendo disso, decida não levar nada para o lado pessoal e não fazer coisas que venham piorar a situação.
Se o seu parceiro chega a comportamentos extremos, realmente destrutivos, então em outro momento, longe daquele estresse, conversem sobre a situação, buscando maneiras alternativas e mais saudáveis para lidar com o problema.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo