thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Autoajuda e ajuda do alto

Imagem de capa - Autoajuda e ajuda do alto

SENHOR, a Ti clamo, dá-Te pressa em me acudir; inclina os ouvidos à minha voz, quando Te invoco. Suba à Tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferta da tarde. – Salmo 141:1,2

Eu creio em ambas. Autoajuda e ajuda do alto. O alto só ajuda quando há autoajuda. Deus só pode ajudá-lo quando você se ajuda, faz a sua parte. Deus não trabalha sozinho. Ele usa o que você faz. Por isso você precisa ver se está orando quando precisa agir ou agindo quando precisa orar.

Se ajudar é fazer o que cabe a você, não esperar por ninguém, nem que Deus venha fazer o que é de sua responsabilidade. Não adianta ficar reclamando, perguntando a Deus por que isso ou aquilo ainda não aconteceu enquanto nem a sua parte você fez.

Mas autoajuda tem limite. Seu limite é você mesmo. A autoajuda acaba quando não há mais nada que você possa fazer. É aí que começa a ajuda do alto.

O salmista Davi orou as palavras acima quando estava sendo perseguido pelo Rei Saul, que queria matá-lo. Não havia o que fazer. O rei e todas as suas tropas caçavam Davi como um leão atrás de sua presa. Davi se escondia em cavernas e suplicava pela proteção de e livramento de Deus — a ajuda do alto.

Se você está em um ponto em sua vida em que não há mais nada que você pode fazer, é hora de fazer o que fez Davi: clamar a Deus com fé.

Aí onde você está, ou no quarto mais próximo, você pode derramar seus medos, ansiedades e dúvidas diante de Deus. Faça seu pedido a Ele, com fé. Assim como Ele atendeu a Davi, também o atenderá!

===

Com isso, começamos hoje uma meditação de 7 dias no Salmo 141 — com todos os que estão fazendo a Terapia do Amor e também você leitor do meu blog que está precisando de ajuda do alto nesse momento. Como participar:

  1. Leia em sua Bíblia o Salmo 141 e medite em suas palavras esta semana
  2. Faça um pedido a Deus por sua vida amorosa (ou outra área mais urgente) logo pela manhã, todos os dias por sete dias começando hoje
  3. Seja específico no que pede; escreva seu pedido em um papel e deixe-o dentro de sua Bíblia, no Salmo 141
  4. Visite este blog diariamente nos próximos sete dias e leia as mensagens correspondentes
  5. No 7º dia (26 de março), leve seu pedido até a palestra da Terapia do Amor mais próxima de você e entregue ao responsável
  6. Opcional: convide alguém, que esteja precisando, para fazer este propósito com você

Vamos fazer este propósito juntos. Faça exatamente como orientado. Tenha fé que você será atendido no seu pedido.

Vá para a parte 2 aqui.

 

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…