thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

TRÊS QUALIDADES DE UM BOM LÍDER

Muitos almejam a liderança, querem estar no topo, ter responsabilidade e sucesso. Quando olhamos para o maior líder da história, o Senhor Jesus, aprendemos com Ele e com Sua Palavra algumas qualidades de um bom líder. Todos nós temos de liderar em algum momento: a mãe e o pai têm que liderar os filhos, no trabalho você tem que liderar, por vezes na sua Igreja, na sua escola e na sua equipe. Você tem que liderar, no mínimo, a si mesmo. Então é importante saber o que faz um bom líder. Nós aprendemos isso como uma forma de olhar a liderança pelas lentes da Palavra de Deus.

A primeira qualidade de um bom líder é que ele não busca ser líder, mas busca servir. Ele almeja ser indispensável, útil, fazer a diferença e acrescentar algo à vida de alguém. O Senhor Jesus disse: “o maior dentre vós há de ser vosso servo.” (Mateus 23-11). Essas palavras são belíssimas, mas não muito fáceis de serem praticadas. A liderança gravita em torno do bom líder porque ele busca servir e ser útil.

A segunda qualidade é que ele sabe obedecer antes de mandar. Muitos buscam posição de autoridade para dar ordens. Por isso algumas pessoas que chegam à posição de liderança se atropelam, pois usam essa autoridade para mandar, pisar nas pessoas e humilhá-las. Elas se confundem e querem fazer os outros de servos. Os piores líderes foram os piores subordinados, porque nunca aprenderam a obedecer. Se você quer ser líder, como lida com as ordens que recebe? Você é obediente? Se não for, isso vai transparecer na sua péssima liderança.

A terceira e última qualidade: o bom líder não deixa o poder lhe subir à cabeça, não se acha melhor do que os outros nem tira vantagem de sua posição. Alguém disse que o poder corrompe, mas na verdade o poder revela a corrupção que está dentro da pessoa. O poder serve para mostrar o que ela tem dentro dela e, por isso, quem chega ao poder tem que se lembrar todos os dias de que não é nada. Não almejar posição, mas servir, saber obedecer antes de mandar e não deixar o poder lhe subir à cabeça. Assim, o poder será útil a você para fazer a diferença na vida das pessoas. Do contrário, você será destruído por ele, que vai revelar o que realmente está aí dentro de você. Então, podemos concluir que ninguém almeja ser um líder só para mandar. Nenhum bom líder almeja a liderança.