thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Ação precede emoção

Imagem de capa - Ação precede emoção

O que muitas pessoas não percebem é que ação precede emoção. Em outras palavras, o que você faz determina como se sente.

Por exemplo, quando você vai para a academia, come uma dieta saudável naquele dia, sobe na balança na manhã seguinte e vê que perdeu peso, você se sente realmente bem consigo mesmo. Mas o que lhe trouxe esse sentimento? As coisas que você fez no dia anterior.

Você chega em casa após um longo dia de trabalho. Está fisicamente esgotado, mas se sente muito bem sobre o que realizou no trabalho hoje. Por que você se sente bem? Por causa do que fez hoje.

Você está sentado em casa num sábado à tarde. O ambiente está tão emocionante quanto uma corrida de lesmas. Você e sua família estão todos entediados. O que você faz? Você entra no carro com sua esposa e filhos, vão a um filme ou comer uma pizza ou simplesmente caminhar no parque. No final do dia, todo mundo chega em casa com um sorriso no rosto. Por quê? Por causa do que vocês fizeram juntos naquele dia.

Ação precede emoção. Suas atitudes impactam seus sentimentos. O que você faz determina como você se sente.

O erro de muitas pessoas é esperar que se sintam “a fim” de fazer algo antes de fazê-lo. E se elas não estão a fim, começam a pensar que algo deve estar errado.

Sentimentos são muito erráticos, imprevisíveis e não confiáveis. Você pode se sentir muito animado com alguma coisa hoje e estar totalmente desinteressado na mesma coisa amanhã. O que fazer então? Como se manter animado no seu relacionamento, trabalho, fé, ou qualquer outra área da vida?

Usando a cabeça e não seus sentimentos. Fazendo as coisas certas, e fazendo certo, mesmo se inicialmente não sentir vontade de fazê-lo. Em seguida, o sentimento e a vontade vêm.

Se eu fizesse apenas o que eu sinto, haveria muitos dias em que eu só iria ficar na cama e não fazer nada. Se eu seguisse minhas emoções e não a minha inteligência, eu já teria feito muitas coisas estúpidas e arruinado a minha vida. Mas eu aprendi que ação precede a emoção. Tenho que manter meus sentimentos sujeitos à minha mente.

Por isso, quando não sinto vontade mas sei que preciso fazer algo, começo logo a fazê-lo porque sei que depois de alguns minutos a vontade vem, seguida de bons sentimentos.

Crie os sentimentos que você deseja pelas atitudes que você toma. Não seja um escravo de seus sentimentos. Seja senhor deles.

 

unknown.png Curta nossa página no Facebook. 0% de besteira garantido — ou o seu click de volta.

 

Ver também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…