thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

A presunção de bem-estar do casal – atenção para os 8 sinais

Imagem de capa - A presunção de bem-estar do casal – atenção para os 8 sinais

Aquele velho ditado “em time que está ganhando não se mexe” só se aplica até o time começar a perder. Nenhum técnico de futebol ou outro esporte que tenha o mínimo de competência acredita nesse ditado. Sabe que esperar o time perder para mexer nele é receita para fracasso.

A verdade é que esse ditado é para os preguiçosos. Normalmente, quando a pessoa não quer o trabalho de fazer uma coisa, ela usa essa crença popular para justificar sua inércia.

Eu já vi isso acontecer com inúmeros casais. O casal está indo bem, ou pelo menos é o que parece, até que um dia a bomba explode. Porém, uma olhada mais cuidadosa sobre o que realmente aconteceu, sempre revela que o problema já havia surgido muito antes da explosão. Os pequenos sinais estavam ali, entre eles:

  1. A rotina maçante do casal
  2. A falta de diálogo significativo
  3. Pequenas irritações se tornaram constantes
  4. Brigas que nunca resolveram suas causas
  5. Vida íntima mais devagar que uma lesma manca (ou prazerosa só para o homem)
  6. Não conseguem concordar sobre assuntos importantes
  7. Dias marcados por momentos tensos entre o casal
  8. Agendas cada vez mais separadas

Apesar de todos estes sinais, o casal segue pensando que “está tudo bem”. Coisa de todo casal, não é mesmo? Só que não. Estes sinais não indicam um casamento normal, muito menos saudável.

O problema é que o casal está praticando o que eu chamo de presunção de bem-estar. Ele presume que ela está bem. Ela presume que ele é assim mesmo. (Para ser justo, quem costuma errar mais nisso é o homem. Homens são notórios por deixar os problemas de casamento rolar até os últimos minutos da prorrogação e só no final, quando já está tudo praticamente perdido, tentar virar o jogo.)

Note bem isto:

Para o time continuar ganhando, é preciso atenção constante e ajustes preventivos sempre que necessários.

Se você não prestar atenção ao seu relacionamento, não atentar para o seu parceiro, você nunca detectará algo errado até que seja tarde demais. Casamento, como toda equipe vencedora, precisa de atenção constante e ajustes preventivos para continuar vencendo. A Caminhada do Amor é uma excelente ferramenta que promove o diálogo produtivo e descontraído entre o casal. Nela, de uma só tacada, você volta sua atenção para o seu parceiro como raramente o faz e previne os problemas futuros de acontecerem.

Experimente. Convide seu parceiro para fazer a Caminhada do Amor com você dia 25 de abril. Saiba mais como participar aqui: CaminhadadoAmor.com

 

Veja também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…