thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

#3: O mestre em errar que há dentro de você

Imagem de capa - #3: O mestre em errar que há dentro de você

Cristiane e eu estávamos recentemente entrevistando um famoso solteiro no sofá da Escola do Amor (o programa vai ao ar em breve). Ele explicava por que seguia solteiro aos 33 anos e disse algo que certamente o reprovaria no vestibular para a nossa escola: “Eu acho que quando o amor acontece, o coração sabe. Aí não dá para controlar… Você vai se apaixonar e vai saber que aquela é a sua alma gêmea.”

Deu vontade de jogar o apagador na cabeça dele, estilo minha professora da quarta série, e gritar: “Chega! Eu já cansei! Quantas vezes vou ter de falar a mesma coisa?” Mas claro, ele não tinha culpa. Ele não é aluno da Escola do Amor, estava apenas visitando. Então eu tive de ser paciente e explicar para ele, numa boa:

“É por isso que você ainda está solteiro! O coração não sabe de nada. É com a cabeça que você tem que escolher a pessoa. Se você deixar seu coração guiá-lo, você sempre vai sofrer no amor. E essa história de que não podemos controlar nosso coração é um mito.”

Era tanta coisa para explicar só sobre coração que nem deu para começar a falar de alma gêmea… Também eu não quis sobrecarregar o coitado, ou ele sairia dali questionando até o nome dele. Mas o presenteei com um livro Casamento Blindado e espero que ele leia. Senão, com certeza ele vai voltar num futuro programa para ilustrar o tema “Solteiro aos 40”. [Você sabia que já saiu o audiolivro do Casamento Blindado?]

Se você quer parar de errar, especialmente no amor, pare de ouvir seu coração. O coração é a voz dos seu sentimentos e emoções. É ele o grande responsável pela maioria dos casamentos fracassados e outras decepções amorosas. Apesar disso, infelizmente, há uma verdadeira lavagem cerebral na mídia e nas artes promovendo a mensagem “Siga o seu coração.”

Veja, porém, o que o próprio Deus (não profeta, nem anjo) diz a respeito:
Quem pode conhecer o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado. — Jeremias 17.9
O coração foi feito para sentir, não para decidir nem escolher. Se você quer passar a acertar, use o que Deus lhe deu para estas funções: sua cabeça.

O seu coração é mestre em fazê-lo errar. Nunca, jamais o siga.

 

 

Veja também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

 Curta nossa página no Facebook. 0% de besteira garantido — ou o seu click de volta.