PIX E CONTA BANCÁRIA EM OPERAÇÕES DE RECICLAGEM
CONTA BANCÁRIA
Banco do Brasil
Agência: 1911-9;
Conta: 10.191-5
MOBÍLIA E ELETRODOMÉSTICOS
Após o pedido de troca de qualquer item solicitado pelo Titular/Morador, seja um eletrodoméstico ou mobiliário, para igreja ou residência; assim que houver a informação que a compra será realizada; o morador poderá buscar três propostas de compra para o item usado que será substituído pelo item novo;
Lembrando que o item é patrimônio da instituição, o mesmo não pode ser destinado, vendido ou descartado sem a devida aprovação;
Em seguida, deverá solicitar aprovação de venda para o e-mail gestaodeestoque@universal.org, anexando as fotos e detalhando as condições do item, descrevendo avarias e defeitos, para assim facilitar a avaliação. As propostas serão analisadas e poderão ser aprovadas ou orientadas conforme cada caso enviado.
Havendo aprovação, a chave PIX ou a conta oficial dos Recicláveis deverá ser apresentada ao comprador para que realize o pagamento.
Segue abaixo como deve ser realizada a finalização do processo de venda:
Envie um e-mail com a solicitação para gestaodeestoque@universal.org – e sempre faça isso usando seu e-mail corporativo (nome@universal.org);
Coloque em cópia, no e-mail, o responsável pelo Estoque de sua localidade e, se souber, o responsável da área que responde pelo item, para que ambos acompanhem a tratativa;
Certifique-se de que o comprador destinará o pagamento para a chave PIX correta de recicláveis, e não usando a conta comum de doações;
Envie o comprovante de pagamento na mesma corrente de e-mail que recebeu a autorização para venda do item. O e-mail gera um ticket de atendimento com as informações de todo o processo.
Quaisquer itens do acervo que, após devida avaliação, for substituído, e não tiverem mais utilidade para a instituição.
Segue abaixo a lista dos itens:
- Cabeceira;
- Televisão;
- Mesa de cabeceira;
- Máquina de lavar;
- Geladeira;
- Micro-ondas;
- Painel;
- Sofá;
- Fogão;
- Guarda-roupa;
- Púlpitos;
- Cadeiras;
- Mesas de apoio;
- Carteiras de Escola Bíblica Infantil (EBI);
- Entre outros…
RECICLÁVEIS DIVERSOS
PAPEL
– Papéis resultantes das atividades dos grupos;
– Papeis resultantes das atividades evangelísticas;
– Livros ou jornais devolvidos pelo povo, sem condições de reutilização.
METAL
– Embalagens de alumínio;
– Panelas;
– Metais (fios, arames, cabos, alumínio, cobre, ferro, entre outros).
PLÁSTICO
– Embalagens plásticas;
– Objetos plásticos em geral.
VIDROS
– Vidros temperados.
Podem ser destinados para reciclagem todos os papéis que sobram das atividades evangelísticas, tais como:
- Estudos passados ou antigos;
- Envelopes usados;
- Livros usados sem condições de reutilização;
- Todo tipo de papel produzido após eventos e demais atividades;
Atenção: Documentos e papéis com informações sensíveis ou sigilosas (dados pessoais, relatório de valores etc. Devem ser descaracterizados antes de seguir para reciclagem.
Não. Ao contrário dos móveis e eletrodomésticos, a venda de recicláveis diversos pode ser realizada diretamente, até o dia 25 de cada mês, sem necessidade de autorização prévia. Contudo, é preciso enviar o comprovante de pagamento para o e-mail gestaodeestoque@universal.org, informando o tipo de material vendido.
Devem ser vendidos conforme o valor de mercado de cada localidade, podendo buscar o melhor preço.
Qualquer tipo de papel produzido pelas atividades cotidianas, podem ser vendidos como recicláveis; desde que não contenham pedidos de orações, ou dados sensíveis e sigilosos. Pedidos de oração continuam sendo queimados devido ao seu significado espiritual. Já quanto a papeis com dados sensíveis, deverão ser descaracterizados antes de realizar a venda para reciclagem. É considerado dado sensível ou sigiloso, qualquer documento que contenha nomes, telefones, dados bancários, contratos, valores etc. Na dúvida, não arrisque! Descaracterize o material antes de juntar para vender.
Todo tipo de papel destinado a venda, deve estar bem embalado e armazenado para serem encaminhados à reciclagem. Podem ser vendidos todos os papéis resultantes de estudos já passados nas reuniões, envelopes usados, sobras de convites de evangelização, papéis produzidos das atividades de EBI ou demais grupos; entre outros.
A venda dos papéis pode ser realizada diretamente pelo pastor, sem necessidade de aprovação, até o dia 25 de cada mês. Sendo necessário encaminhar o comprovante de venda para gestaodeestoque@universal.org para que seja contabilizado.
Lembrando que para quem manuseia documentos administrativos, é importante seguir com as instruções fornecidas pelo CEDOC.
Há algumas localidades que possuem parceria com empresas que realizam a reciclagem de papéis sob termos de confidencialidade. Nesse caso, a própria empresa realiza a descaracterização dos documentos, podendo ter o acompanhamento de um representante da instituição, tornando o processo mais ágil e eficiente. Para saber quem é a empresa responsável por realizar este processo, se informe com o gestor de estoque de sua localidade.
DÚVIDAS SOBRE ESCLARECIMENTOS GERAIS
A equipe de manutenção está orientada a levar consigo todo o material reciclável produzido durante suas atividades, ao término do serviço. Esse material será encaminhado ao Almoxarifado e passará por triagem para posterior realização da venda.
Caso o volume produzido exceda a capacidade de transporte da equipe, a Gestão de Estoque local deve ser informada, para que tenha conhecimento do material reciclável disponível, e o pastor será orientado de acordo com a melhor alternativa diante de cada caso
Oriente aos responsáveis pelo serviço que os materiais recicláveis devem ser apresentados ao término das atividades. Escolha um local seguro onde o material poderá ser acumulado até a finalização do serviço.
A venda pode ser feita localmente sem necessidade de aprovação, seja da sucata acumulada durante toda a obra ou em volumes periódicos para liberar espaço. Seja como for, a cada venda realizada, o comprovante deve ser encaminhado para gestaodeestoque@universal.org
Ressaltamos que somente é permitido vender sem aprovação os recicláveis diversos, como ferro, metal, cobre, fios e cabos elétricos, alumínio, PVC, entre outros considerados Recicláveis Diversos.
Caso essa atividade libere para descarte itens de maior valor, como equipamentos, maquinários, mobílias, motores, compressores ou peças de maior custo, a venda só poderá ocorrer mediante aprovação oficial pelo e-mail gestaodeestoque@universal.org. O Pastor poderá apresentar as propostas recebidas no mesmo e-mail da Gestão de Estoque, solicitando autorização para prosseguir com a venda.
Os pedidos de oração devem continuar sendo queimados, não podendo ser destinados à reciclagem.
Os envelopes, assim como os papéis, devem ser vendidos como recicláveis, e é necessário serem devidamente embalados para que não sejam expostos. Caso necessário recomenda-se a descaracterização deles antes da venda.
O comprovante deverá ser enviado até o dia 25 de cada mês em que ocorreu a venda.
Não. O item somente poderá ser liberado mediante pagamento imediato, realizado via PIX ou conta exclusiva dos Recicláveis. Lembre-se de que estamos lidando com o acervo da instituição e não podemos permitir margens para perdas ou extravios.
Informe a Gestão de Estoque local para que auxilie com a tomada de decisão, mas não é permitido se desfazer do patrimônio da igreja. Caso isso não resolva, você poderá descrever o ocorrido para gestaodeestoque@universal.org e o caso será submetido a análise da direção.
Nos casos de exceções ou dificuldades para conseguir as três propostas, envie um e-mail detalhado para gestaodeestoque@universal.org ou consulte o setor de Estoque do seu estado.
Dependendo do volume do material, o pastor pode acionar o Estoque local para que verifique a possibilidade de recolhimento ao Almoxarifado, onde será feita a separação e venda.
O pastor também pode optar pela venda imediata como informado anteriormente, garantindo agilidade e evitando acúmulo no espaço físico.
Envie um e-mail para gestaodeestoque@universal.org, contendo:
- Foto do item a ser descartado;
- Motivo da solicitação.
Mas lembre-se de buscar alternativas antes de propor um descarte. Geralmente, só descartamos itens que realmente não apresentam chances de reuso, como:
- Mobília em MDF esfarelando ou enfesta de cupins;
- Estofados rasgados ou com estrutura quebrada;
- Colchões afundados ou mofados.
Depende. Procure a Gestão de Estoque de sua localidade e verifique se existe um depósito próximo a sua igreja, em condições de receber esse item. Nem todas as localidades disponibilizam de depósito para armazenamento de acervos; nesse caso, é possível que o Estoque local viabilize uma forma de recolher o material sem gerar despesas, ou, caso contrário, será necessário seguir com a venda.
Não encaminhamos ao Estoque objetos que não se reciclam, como entulhos, pedaços de madeiras, portas ou mobiliários infestados por cupins, espumas ou estofados, material orgânico, entre outros. Por isso, tenha cuidado ao analisar a carga que se pretende levar ao Depósito.
Não. O item é patrimônio da instituição e não pode ser destinado ou vendido sem a devida aprovação, sendo que o retorno deve ser depositado na conta destinada para esse fim. Caso queira realizar uma doação, procure o Preposto/Administrador da sua localidade para solicitar o termo de doação.
Solicitamos que as vendas ocorram até o dia 25 de cada mês e sejam retomadas no dia 1º do mês subsequente. Os dias desse intervalo são dedicados à contabilização das atividades de reciclagem, por isso pedimos que as vendas sejam retomadas apenas a partir do primeiro dia do mês seguinte.
Não. O item é patrimônio da instituição e não pode ser doado.
Se tal atividade ocorrer por mão de obra própria, os colaboradores estão orientados a levar os itens ao Estoque. Mas se por alguma razão, a equipe não puder levar ou se tal atividade for conduzida por mão de obra terceirizada, informe a gestaodeestoque@universal.org para receber orientações sobre como proceder.
Antes de falar conosco, confira com atenção os tópicos acima.
Eles trazem informações importantes que podem esclarecer sua dúvida mais rápido.
Em caso de dúvidas acione o Gestor (a) do Estoque de sua localidade.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo
