Você é um bom ouvinte?
Quem usa a Fé inteligente reconhece a importância de escutar antes de falar ou fazer algo
Você é um bom ouvinte? A pergunta não tem relação com o fato de sua audição ser boa ou ruim, mas em saber prestar atenção genuína ao que alguém lhe diz e também em aproveitar ou descartar o que é dito quando lhe traz bons frutos ou não. Escutar o outro possibilita a interação com ele, assim como ouvir a Deus, por meio de Seu Espírito, é fundamental para o verdadeiro relacionamento com Ele.
Talvez nunca, em toda a história da Humanidade, tenha existido tantos ruídos à nossa volta. Muita gente que opina de forma irresponsável, a mídia metralhando regras e padrões de acordo com os objetivos do mercado – não em prol do bem-estar das pessoas –, maus conselhos sendo oferecidos e por aí afora.
Em seu blog, o Bispo Júlio Freitas falou da importância de falar menos e ouvir mais. Ele reforça que, antes de ouvir qualquer pessoa, devemos, acima de tudo, ouvir a Deus. Afinal, em tempos de tantos ruídos, é importante manter os ouvidos espirituais alertas para conseguir ouvir e obedecer.
Se a pessoa não consegue nem sequer ouvir o que o outro que está ao seu lado fala, como vai conseguir ouvir o que diz o Espírito Santo?
Primeiro ouvir
“Provavelmente, você já ouviu a frase ‘ouça mais e fale menos’. Esse é um dos conselhos mais sábios que existem”, diz o Bispo Júlio, que cita o que está descrito em Provérbios 18.13: “O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.”
E o Bispo acrescenta que, “segundo o dicionário, estultícia significa estupidez. Ou seja, aquele que responde antes de ouvir comete estupidez. Por que devemos, então, saber ouvir? A resposta é simples: porque, quando ouvimos antes de responder, deixamos de lado a possibilidade de cometer prejulgamentos e de entendermos de forma errada determinada situação”.
Ele dá vários exemplos: “o esposo que não ouve a esposa dificilmente consegue desenvolver um casamento sadio; um filho que não ouve os conselhos de seus pais provavelmente não conseguirá chegar a lugar nenhum; um obreiro que não consegue ouvir uma pessoa não sabe como orientá-la pautado na Palavra do Deus Altíssimo; e o empregado que não ouve o empregador ou o supervisor não saberá como executar o seu serviço como esperado pelo patrão. E assim em todas as esferas da vida”.
Você percebe o quanto ouvir é fundamental? O Bispo Júlio salienta que devemos praticar isso antes de julgar, orientar ou estabelecer culpados. Sempre. “Palavra é prata, silêncio é ouro”, diz um antigo ditado.
Ruídos da atualidade
O Bispo lembra que “em meio a esta sociedade em que devemos ter uma opinião ou sermos ouvidos em tudo, o ato de ouvir tem se tornado cada dia mais escasso entre nós. Contudo, antes de ouvirmos a qualquer um, devemos, sobretudo, ouvir a Deus. Muitos, infelizmente, fogem do silêncio, precisam estar a todo momento com algum ruído em seus ouvidos e não conseguem ouvir a Voz do Deus Todo-Poderoso”.
O Senhor Jesus, quando esteve neste mundo, sempre dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Mateus 13.9). “Como assim, ‘quem tem ouvidos’, se todos nós nascemos com dois?”, questiona o Bispo Júlio. Em seguida, ele responde: “quando o Senhor Jesus disse isso, Ele se referia aos ouvidos espirituais. As pessoas ouvem muitas vozes, muitos ruídos, mas quem tem ouvidos espirituais (humildade de espírito) ouve a Voz de Deus e obedece à Sua Palavra.”
Sem a humildade de servir a Deus verdadeiramente, é impossível ouviLo e obedecê-Lo.
O Bispo deixa aos leitores que realmente querem essa humildade no relacionamento com o Altíssimo o convite para que façam uma autoanálise com base nas seguintes perguntas:
Você tem ouvido antes de dar sua opinião?
Você tem ouvido seus pais, seu Pastor e os obreiros da sua Igreja?
Tem, acima de tudo, ouvido a Voz do Deus Vivo? Caso não, você precisa mudar esse hábito urgentemente.
E ele finaliza com uma sugestão: “inclua o hábito de ouvir antes de falar, de ouvir para dar uma opinião, de ouvir para, somente depois, dar um feedback (retorno) a alguém”.
Por fim, vale deixar mais uma pergunta: como alguém espera ouvir Deus em seu coração sem Seu Espírito nele? Caso você ainda não O tenha, a hora de persegui-Lo é agora.
Com Sua sabedoria, o Espírito Santo proporciona uma audição mais clara, mais inteligente, imune aos ruídos de tudo que o mal faz. Qualquer pessoa pode recebê-Lo, quando se dispõe a isso, como conseguiram milhões de pessoas que chegaram à Universal em busca de uma vida com Deus.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo