Rede aleluia

Notícias | 22 de agosto de 2019 - 12:58


Portal do Grupo Globo diz que Universal terá banco digital

Nova fake news diz que Igreja possui instituição financeira

Um “banco digital” de propriedade da Igreja Universal do Reino de Deus é a mais nova fake news(notícia falsa, em inglês) contra a Universal. O boato foi espalhado pelo portal “Valor Investe”, de propriedade do Grupo Globo.

Reportagem publicada no site mente que Universal terá “seu próprio banco digital”. O texto afirma que a ideia é “vender um modelo de licenciamento de franquias para exploração comercial nas áreas onde a Universal tem influência”.

A Universal não tem parceria com a empresa citada na reportagem, para oferecer qualquer produto ou serviço.

A matéria acrescenta que a instituição religiosa já possui “parte de uma operação financeira — o Banco Renner”, o que é outra mentira absurda. A Universal jamais teve participação em qualquer instituição financeira.

O mais grave é que o portal “Valor Investe” não cumpriu com uma regra básica do Jornalismo, que exige a verificação de qualquer informação antes de publicá-la, e não ouviu a Universal.

O Departamento de Comunicação Social da Universal (UNIcom) já entrou em contato com todos os veículos que publicaram a fake news, solicitando a imediata correção.

UNIcom – Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal


  • Unicom 



reportar erro