Onde não encontrar bons amigos

É possível mudar de comportamento se mantendo preso às mesmas amizades de sempre?

Imagem de capa - Onde não encontrar bons amigos

Todo mundo já conheceu ou conhece um homem que quer parar de beber, mas segue frequentando a casa do amigo que bebe quase todo dia. Fica difícil dizer não quando alguém lhe oferece ou bebe na sua frente, principalmente se, aliado à mudança, não houver o componente espiritual do alicerce em Deus para fazê-la.

Também há o homem que quer cuidar melhor da saúde, mas vive encontrando os amigos em pizzarias, churrascadas ou comendo besteiras repletas de sódio e gordura. A água na boca entra em cena e fica difícil resistir.

Há ainda os que querem se livrar da pornografia, mas permanecem em grupos de WhatsApp nos quais os amigos vivem postando esse tipo de conteúdo em vídeos, gifs e fotos, muitas vezes “de brincadeira”.

Outro tipo de sujeito que quer adotar uma boa conduta é o que quer ser fiel à esposa, mas vive conversando com o “pegador” que conta as vantagens da vida de solteiro ou de ser infiel ou, pior ainda, frequenta com ele lugares que incentivam essa prática.

Existem muitos outros exemplos e todos eles deixam claro que é impossível encontrar amigos que agregam positivamente em lugares contaminados, assim como é quase impossível melhorar seu comportamento mantendo as mesmas companhias. Ninguém está sugerindo aqui que você se sinta superior por procurar ter uma conduta de homem sério, de alguém fiel à sua fé e ao seu Deus, nem recomendando que você não tenha amigos. Contudo é preciso entender que, para mudar de vida, é preciso mudar de amigos também.

Nem sempre é possível sair de um grupo de amigos, como ocorre às vezes por eles serem do mesmo ambiente profissional ou de estudo, mas é preciso se patrulhar para se manter íntegro em um meio assim e ter boa estrutura espiritual é fundamental para isso. A influência de quem está ao redor determina boa parte do comportamento de qualquer um de nós. E, ainda que aquele amigo esteja ali há décadas, se ele não está ajudando a melhorar, está colaborando para que o homem se mantenha ruim. Afinal, também somos formados pelo meio. A própria Bíblia atesta em Salmos 1.1-3: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.”

É possível manter seus valores íntegros se quem está ao redor tem valores e preceitos diferentes? Sim, mas é preciso muita força de vontade pessoal e, acima disso, respeitar a Palavra de Deus. Assim pode-se até influenciar os amigos erráticos. Mas, se não houver jeito, o melhor mesmo é se afastar das más influências. Pode doer, mas os bons resultados virão.

Dizem que o homem é mais influenciado pelo que vê do que pelo que ouve. Claro que o que ouvimos pode dar resultado, mas sermos testemunhas da boa prática rende mais imitadores (no bom sentido) do que receber um conselho de quem não o pratica. A máxima “diga-me com quem andas e te direi quem és”, apesar de parecer preconceituosa, tem sua razão e funciona tanto para quem influencia quanto para quem é influenciado.

imagem do author
Autor

Marcelo Rangel / Foto: Getty Images