Obesidade causa mais cânceres do que cigarro

Entidade britânica alerta para o crescente perigo do problema. Entenda

Imagem de capa - Obesidade causa mais cânceres do que cigarro

Dados divulgados pela instituição Cancer Research UK – que pesquisa cânceres no Reino Unido – revelam que, nos últimos anos, a obesidade tem causado mais casos de alguns tipos de câncer do que o tabagismo. Confira a lista:

– Câncer de intestino: 1.900 casos a mais;

– Câncer nos rins: 1.400 casos a mais;

– Câncer de ovário: 460 casos a mais;

– Câncer no fígado: 180 casos a mais.

Inegavelmente, o tabagismo segue sendo o principal responsável pela doença quando manifestada no sistema respiratório.

Mais obesos, menos fumantes

O alerta da Cancer Research UK se dá em um momento em que a população britânica possui cada vez menos fumantes. Mas, cada vez mais obesos. Atualmente, existem 13,4 milhões de obesos no Reino Unido. E 6,3 milhões de fumantes.

Inclusive entre as crianças, a obesidade se tornou um problema de saúde pública: 10% dos menores de cinco anos de idade são obesos. Já entre os menores de 11 anos esse número chega a 54% de obesos.

“Nossas crianças podem ser uma geração livre do tabagismo. Mas está sendo devastada pelo índice recorde de obesidade infantil”, declarou Michelle Mitchell, responsável pela Cancer Research UK.

De acordo com ela, já foram identificados 13 tipos de cânceres causados pelo excesso de peso insalubre:

“Assim como o tabagismo, a obesidade coloca milhões de adultos sob grande risco de apresentar câncer”.

Cuide do Templo do Espírito Santo

Infelizmente, as pessoas se esquecem do seguinte versículo:

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Coríntios 6:19

E, assim, deixam de cuidar de sua saúde física. Tanto a alimentação quanto as atividades físicas são importantes para manter o corpo saudável. Isso, também, é uma forma de honrar a Deus e, consequentemente, mostrar um zelo com a Sua criação.

Conforme lembra o Bispo Júlio Freitas em seu blog , “uma alimentação equilibrada é o princípio da saúde. E para quem pensa que é fácil, engana-se. Infelizmente, os alimentos mais calóricos e nocivos à saúde são os mais apelativos, tanto à visão, ao olfato, como ao paladar”.

O sedentarismo e a má alimentação prejudicam o que deveria ser o Templo do Espírito Santo. Ou seja: nosso corpo.

“Tudo o que é bom, saudável e produz bons frutos para a vida humana exige fidelidade e disciplina. Porém, tudo o que é feito com desleixo, desconsideração e pouca vontade acaba por produzir o que é mau e nocivo. Isso tanto para o seu corpo (sedentarismo e má alimentação provocam excesso de peso e obesidade, trazendo doenças que o impedem de desfrutar da vida na sua totalidade, muitas vezes, encurtando-a), como para o seu espírito (a infidelidade para com Deus pode acabar na morte espiritual).

Se você tem tido dificuldades para desenvolver uma rotina saudável e cuidar do seu corpo clique aqui e leia as dicas do Bispo Júlio Freitas na íntegra.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images