O que você faz ao amanhecer?

Entenda como os primeiros minutos do seu dia definem se ele será bem-sucedido ou não

Para realizar várias tarefas e compromissos cotidianos, muitos dizem que seria necessário muito mais do que as 24 horas do dia. No entanto, três hábitos simples podem fazer total diferença na sua rotina e tornar possível realizar seus projetos com sucesso: acordar cedo, ouvir a Deus e planejar o seu tempo.

Reserve os primeiros minutos do seu dia
Segundo alguns estudos já demonstraram, acordar cedo traz vários benefícios psicológicos, emocionais e físicos. Todavia, além disso, acordar cedo também favorece o espírito. Levantar com antecedência para cumprir seus compromissos – e não em cima da hora – ajuda a mudar totalmente os resultados e rendimentos diários. Isso porque este momento do dia é ótimo para buscarmos ouvir a Voz de Deus. Ao acordar, a pessoa está com a mente limpa e o corpo descansado, ela ainda não se rendeu às preocupações e o silêncio é favorável ao som da Voz do Espírito do Altíssimo e, assim, Ele encontra espaço para falar, inspirar, guiar e fortalecer aquele que Lhe dá ouvidos.

De fato, a melhor forma de ser bem-sucedido em qualquer tarefa é colocando Deus à frente de tudo. Assim, iniciar o dia com Sua direção e seguindo Seus ensinamentos é fundamental. Aproveite esses primeiros minutos do dia para meditar na Palavra de Deus e orar. Não há uma regra fixa em relação a qual livro ou a quanto ler, pois o mais importante é prestar atenção ao que está escrito e refletir sobre aquelas Palavras. Elas trarão sentido e direção para o seu dia.

Em seu blog, o Bispo Júlio Freitas cita o caso de Davi, que amava falar com Deus logo no início do dia, como está escrito em Salmos 59.16. “Podemos observar que o salmista Davi separava todas as manhãs para dedicar ao Espírito do Altíssimo, pois era por meio desta comunhão nas primeiras horas do dia que ele encontrava refúgio e proteção. Note também que Davi fazia isso com alegria, não com pesar, mas com plena alegria e convicção de que esse relacionamento era o que o sustentava em suas batalhas”, escreveu o Bispo.

Para muitos, começar o dia dessa maneira é incomum. Alguns até acham muito difícil. Todavia, como qualquer ação, basta ter disciplina para que ela se torne um hábito. Veja três dicas que podem facilitar a mudança e os primeiros dias dela: deixe a Bíblia perto da cama ou em lugares de fácil acesso para que você a veja assim que acordar; se você tem dificuldade de despertar cedo, passe também a dormir mais cedo; e deixe o celular longe da cama para não cair na armadilha de checar as notificações assim que acordar. “Desafio você a acordar uma hora ou 30 minutos mais cedo do que está acostumado para se dedicar a falar com Deus, ler e meditar em Sua Palavra. Comece hoje mesmo a adotar este hábito em sua vida e desfrute de uma vida espiritual fortalecida”, orienta o Bispo.

Planeje o dia
Depois de ouvir o que Deus tem a lhe dizer e colocá-Lo à frente de tudo, planeje seu dia. A falta de planejamento pode provocar atrasos ou fazer com que tarefas e compromissos sejam feitos às pressas, sem a atenção que merecem, o que afasta a pessoa do sucesso.

O Bispo Júlio relata que “o ser humano inicia muito bem as tarefas, mas, diante de dificuldades, decepções e concorrências, acaba desistindo, cometendo erros e se torna um péssimo finalizador. Para que você comece e termine algo é preciso planejamento, senão você vai acabar frustrado e a culpa não será de Deus nem de ninguém, mas sua por não ter estabelecido um plano de execução”.

Então, ao acordar mais cedo ou até no dia anterior, antes de dormir, coloque suas tarefas em planilhas ou agendas e escreva o horário que será destinado a cada uma delas. Isso lhe dará uma visão melhor de como executá-las. “Aconselho você a organizar a que horas vai acordar, se alimentar, estudar, ir à Igreja, resolver pendências, etc. Coloque num papel seus planos do dia a dia e o que deseja alcançar no curto, médio e longo prazo”, orienta o Bispo.

Ele ainda alerta que nem sempre haverá disposição, mas, para obter bons resultados, é preciso se disciplinar: “haverá dias que você estará bem-disposto, inspirado, motivado e outros dias que não estará assim, mas não desista, se apegue à Palavra de Deus e vá em frente, com vontade ou sem vontade. Siga o plano!” Haverá também dias que algo não sairá como planejado, mas, colocando Deus à frente, seus dias serão mais produtivos, equilibrados e abençoados. “Eventualmente, algumas coisas sairão do controle e algumas atividades não poderão ser cumpridas, mas creia que, a partir de agora, seus planos serão executados em nome do Senhor Jesus”, conclui o Bispo.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images